APORTES PARA A ABERTURA DISCIPLINAR A PARTIR DA INCLUSÃO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA

R$65,00 R$52,00

O livro Aportes para Abertura Disciplinar a partir da Inclusão, História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química surge do intento de pesquisadoras e pesquisadores em compartilhar possibilidades em vista a conceber um Ensino de Química mais profuso, incluso e veemente alicerçado. Nessa busca, elegemos textos com eixos na Formação de Professores, trazida aqui pelo advento da interdisciplinaridade, na Inclusão de Surdos e na História e Filosofia da Ciência.
Contamos, por tanto, com a grata participação de colaboradores da UFJF, UFOP, UFF, UFOPA e Universidad del Valle que, através de suas distintas vivências, revelam a sala de aula como ponto de encontro. Cada capítulo, assim, traz um pouco de seus autores, o que reflete suas experiências acadêmicas e profissionais, sejam elas enquanto construtores de classes mais inclusivas ou pesquisadoras em um mundo diverso, ainda que desigual.
Esperamos que este livro, através das possibilidades apresentadas e conforme as especificidades de cada sala de aula, sirva como fonte de inspiração e debates

Ou 3x de R$21,67 s/ juros

APRENDENDO NOVAS E EXPLORANDO ANTIGAS CONEXÕES MATEMÁTICAS EDUCACIONAIS

R$50,00 R$40,00

Com o objetivo de oferecer a alunos, professores e futuros professores experiências significativas e prazerosas com a matemática, o livro foi estruturado em quatro partes, nas quais são abordados os seguintes diagramas numéricos: retângulos e quadrados mágicos; cubos, poli cubos, cubo mágico numérico; quadrados bem comportados e faixas harmoniosas. Os diferentes objetos matemáticos analisados neste livro podem fornecer valiosas contribuições para aulas de matemática de diferentes níveis de ensino. Além do aspecto motivador, que faz com que alguns desses objetos estejam presentes em diferentes veículos de comunicação, o estudo orientado de suas características possibilita o estabelecimento de diferentes “conexões matemáticas”, de forma prazerosa e significativa.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares

R$60,00 R$48,00

Este livro reúne uma coletânea de artigos sobre aprendizagem significativa. O primeiro deles apresenta, na visão do autor, uma descrição da teoria clássica da aprendizagem significativa tal como proposta por David Ausubel em 1963 e por ele reiterada em 2000. Os demais já foram apresentados em congressos ou publicados em periódicos. Dois deles buscam destacar o papel indispensável da linguagem e da interação social na aprendizagem significativa, particularmente em episódios de ensino. Três outros tratam de instrumentos facilitadores da aprendizagem significativa propostos por Ausubel ou por continuadores do seu trabalho: os organizadores prévios, os mapas conceituais e os diagramas V.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Aprendizagens da docência no Ensino Superior

R$88,00 R$70,40

Diante do desafio de formar professores para o Ensino Superior nas Instituições de Ensino Brasileiras, em especial para a área de Ciências na natureza organizamos este livro à partir de contribuições na forma de resultados pesquisas sobre formação de professores, discussões sobre metodologias e estratégias de ensino, relatos de experiências bem sucedidas e reflexões sobre os sujeitos envolvidos no processo, sempre fundamentadas em ampla revisão bibliográfica. As contribuições abordam diferentes aspectos da docência no Ensino Superior seja identificando e reconhecendo saberes necessários a atuação deste professor, debatendo a urgência na superação da ideia de senso comum de que o conhecimento é suficiente para lecionar e que o ensino possa ser limitado a uma prática conteúdista. Por fim, apresenta a defesa da profissionalização docente neste nível atrelado a uma formação específica como princípios ao combate da desvalorização da docência universitária. Desta forma, conforme destacou o professor Otávio Maldaner no prefácio desta obra ¨Tenho a expetativa de que o presente livro possa motivar mais e muitos outros estudos e que a pesquisa na Docência Universitária se constitua um verdadeiro campo de estudos, algo como já foi realizado no campo da Docência na Educação Básica. Não se trata de alguém pesquisar sobre isso, mas é todo professor universitário, organizado em algum coletivo específico, participar dos estudos¨. Assim, prezada e prezado colega fica o convite para que se junte a nós e a outros tantos pesquisadores que vem enfrentando este desafio.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Aproximações entre matemática, literatura e história

R$44,00 R$35,20

A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra e mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 e os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que podem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, os autores nos proporcionam um momento de re- flexão sobre o papel da literatura enquanto fonte histórica, nos levando a descobrir as potencialidades e/ou as limitações destes para a pesquisa em História da Matemática ou História da Educação Matemática. Como atividades, serão trazidas narrativas elaboradas por Platão, Dom Bosco e Lewis Carroll.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Aristóteles e o estudo dos seres vivos

R$60,00 R$48,00

Aristóteles é muito conhecido por seus estudos filosóficos e também por suas contribuições científicas. Poucos conhecem e estudam, no entanto, seus trabalhos sobre zoologia. Não se trata de um aspecto marginal ou secundário da obra aristotélica. Das obras do famoso filósofo que foram conservadas, as que tratam dos seres vivos possuem um volume equivalente à soma de todos os seus escritos sobre física e sobre lógica. Ele descreveu e comparou centenas de animais, estudou seus órgãos internos e propôs interpretações teóricas sobre a vida e sobre a fisiologia. Este livro, do historiador da ciência Roberto de Andrade Martins, revela ao público esse aspecto pouco explorado da contribuição de Aristóteles, mostrando por que ele é considerado um dos maiores pesquisadores da zoologia de todos os tempos.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

ARITMÉTICA, A PEDAGOGIA MODERNA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1870-1920 – Vol. 10

R$28,00 R$22,40

20 Anos de SBHMat! A Sociedade Brasileira de Historia da matemática (SBHMat), fundada em 30 de março de 1999, completou 20 anos e as comemorações ocorreram durante a realização do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM). Para a consecução de seus fins, a SBHMat implantou, a partir de 2001, uma série de textos decorrentes dos minicursos apresentados nos seminários, este ano denominada de Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, além de dar maior significado aos minicursos, possibilita acesso a alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação. Os textos publicados no XIII SNHM são independentes e referências sobre as temáticas abordadas no evento, que podem contribuir para o desenvolvimento das áreas História da Matemática e História da Educação Matemática, com enfoques à formação de professores.

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

Arquimedes o mito e sua obra

R$99,00 R$79,20

Neste livro, o leitor encontrará textos sobre a vida do cientista grego, assim como boa parte de sua obra. Arquimedes, o maior gênio da antiguidade, deixou um legado científico que se caracteriza como um dos maiores deixado por um único homem. Seus trabalhos abordam assuntos relacionados à engenharia, mecânica, astronomia, matemática, física, entre outros.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Arquimedes, o Centro de Gravidade e a Lei da Alavanca

R$94,00 R$75,20

Lançamento!! Arquimedes, o Centro de Gravidade e a Lei da Alavanca é um livro que lida com os aspectos fundamentais da física. Descreve os principais eventos na vida de Arquimedes e o conteúdo de suas obras. Discute um grande número de experiências relacionadas com o equilíbrio de corpos suspensos que estão sob a ação gravitacional terrestre. Todas as experiências são descritas com clareza e realizadas com materiais simples, baratos e facilmente acessíveis. Estas experiências levam a uma definição conceitual precisa do centro de gravidade e ilustram procedimentos práticos para encontrá-lo com precisão. São analisadas as condições de equilíbrio estável, neutro e instável. São descritos e explicados muitos brinquedos de equilíbrio. Aspectos históricos relacionados a este conceito são apresentados, juntamente com os valores teóricos do centro de gravidade de diversos corpos obtidos por Arquimedes. O livro também explica como construir e calibrar balanças e alavancas precisas e sensíveis. São realizadas diversas experiências com estes instrumentos até se chegar a uma definição matemática do centro de gravidade e à lei da alavanca, também chamada de primeira lei da mecânica. São descritas diversas consequências desta lei, assim como diferentes demonstrações de como se chegar nela. É feita uma análise detalhada das obras de Euclides e de Arquimedes, assim como uma tradução de duas obras destes autores. Uma ampla bibliografia é incluída no final da obra.

Ou 3x de R$31,33 s/ juros

Artífices do sonho: oitenta anos do curso de Química da UFMG.

R$110,00 R$65,00

Artífices do sonho é uma coletânea que se propõe a realizar um exercício de memória coletiva e ao mesmo tempo prestar um tributo às muitas personalidades que construíram a história do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, que em 2023 comemorou os 80 anos da criação do Curso de Graduação em Química. A história do Departamento de Química é composta de muitas vozes que construíram, ao longo desses 80 anos, um dos melhores cursos da área no país, de qualidade inegável e de relevância para a sociedade, contribuindo para a produção de conhecimento inovador no campo da Química. O livro procura registrar ao longo dessa história os muitos feitos individuais que transbordam para o coletivo, narrando a transcendência de um legado que compõe o tecido institucional diverso e multifacetado. “O que a memória ama fica eterno”, como assinala a poeta mineira Adélia Prado. É nesse sentido que esta coletânea, primorosamente organizada por Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, cumpre sua sina ao registrar na memória individual e coletiva os sonhos de muitos e, ao fazê-lo, inscreve na história institucional uma marca que fica registrada para a próximas gerações. São histórias de vidas, registros de experiências e experimentos, memórias multifárias e diversas, vestígios indeléveis que compõem o traçado institucional. Ao tecer suas memórias, os autores convidados se tornam artesãos da palavra e da memória, registrando os sonhos passados de muitos e, ao mesmo tempo, acalentando os sonhos daqueles ainda estão por vir. Vida longa ao Departamento de Química da UFMG!

Sandra Regina Goulart Almeida
Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

As Cevianas Notáveis do Triângulo: Uma Análise de Livros Didáticos na Perspectiva da história das Disciplinas Escolares (1969-2019)

R$66,00 R$52,80

Direcionado às formações inicial e continuada de professores, bem como aos docentes de Matemática atuantes no Ensino Básico, este texto foi produzido na mesma época em que se observava a inclusão do termo – “ceviana” – em alguns didáticos de Matemática aprovados pelo PNLD – 2020. Inserida em um movimento contemporâneo de pesquisa em Educação Matemática, ” As cevianas notáveis do triângulo: uma análise de livros didáticos na perspectiva da história das disciplinas escolares (1969 – 2019)” promove uma discussão sobre o ensino das cevianas notáveis (altura, mediana e bissetriz interna) do triângulo nas últimas cinco décadas, tendo como alicerce os livros didáticos de Matemática e Desenho Geométrico utilizados no oitavo ano de Ensino Fundamental. Neste sentido, este livro assume um caráter inovador ao apresentar uma pesquisa atual e até então, não explorada no Brasil, uma vez que os materiais direcionados à discussão dos assuntos inerentes às cevianas são restritos, principalmente ao que se refere à não utilização deste termo em sala de aula e a escassez de abordagens históricas relacionadas ao matemático italiano Giovanni Benedetto Ceva (1747-1834) em livros didáticos de Matemática e compêndios de História da Matemática. Autor

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

As correspondências entre Euler e a princesa alemã como unidades básicas de problematização para aulas de matemática

R$38,00 R$30,40

Este livro discute a elaboração e uso didático de Unidades Básicas de Problematização (UBPs) no ensino de Matemática, tendo em vista subsidiar a ação do professor em sala de aula, com base nas informações históricas, concretizando com a exploração de conteúdos matemáticos oriundos de uma seleção e tradução de cartas contidas na obra de Leonhard Euler ” lettres à une Princesse d`Allemagne sur divers sujets de physique et de Philosophie.

Ou 3x de R$12,67 s/ juros