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As estrelas na sala de aula: uma abordagem para o ensino da Astronomia estelar
Este livro dirigido aos professores de Ciências que queiram introduzir a Astrofísica Estelar nas suas aulas. Sumário: 1- As estrelas na história da Humanidade 2- A natureza e propriedades da luz 3- A descrição da estrutura estelar 4- A evolução estelar até os estágios finais 5- Supernovas 6- Os cadáveres da galáxia: anãs brancas, estrelas de nêutrons e buracos negros. 7- A formação das estrelas 8- Sistemas estelares 9- Estrelas variáveis 10 – AS estrelas e a Tabela Periódica 11- As estrelas na Educação
Ou 3x de R$34,67 s/ juros
As Estrelas, uma viagem pela estrutura do átomo
Química, estrelas…Astroquímica… Por que seu ensino em sala de aula? Astronomia e Química, aparentemente opostas, enquanto uma se ocupa do estudo de entidades de grandes dimensões a outra procura compreender como as interações entre átomos causam e modificam as percepções de fenômenos que podem ser vistos na realidade humana. Mas com o imenso anseio em conhecer mais sobre si mesmo e o que está a sua volta, o ser humano faz com que diferentes áreas da Ciência encontrem respostas umas nas outras, para entender um pouco de seus próprios mecanismos. Daí a Astroquímica, que tenta compreender como reações químicas acontecem em planetas, no espaço interestelar, em estrelas, e em inúmeros corpos celestes. O Big Bang tem uma de suas descrições como sendo “o átomo primordial”, as estrelas fabricam os elementos químicos, regiões de formação estelar e nuvens interestelares formam moléculas inorgânicas e orgânicas, e até mesmo meteoritos trazem consigo a biografia da Química do início do sistema Solar. Alguns fatos, estes, bem conhecidos da Ciência, mas que ainda permanecem distantes do conhecimento de muitos. Pode ser que o reencontro de diferentes faces de uma mesma Ciência possa integrar os conhecimentos científicos à sociedade. E por que não começar em sala de aula?
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
As experiências relativas ao vazio de Blaise Pascal
Os volumes temáticos da série “Temas em História da Ciência” complementam o livro História da Ciência para formação de professores. Além de apresentar um episódio histórico, com base em pesquisa no campo da história da ciência, cada volume desta série traz ainda sugestões para o ensino, fornecendo ao professor subsídios para levar a história da ciência para a sala de aula. Voltados a professores de todos os níveis de ensino e a licenciandos, os livros desta série também se propõem a contribuir para divulgar a história da ciência ao público interessado em geral. Escrito por pesquisadores em história da ciência, este livro apresenta a atividade experimental de Pascal tendo por foco de discussão o lugar e o uso das experiências na estrutura argumentativa de seu discurso em filosofia natural, com especial ênfase à prova da existência do vazio
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
AS FACES DO TEMPO E A DEUSA ATENÁ: IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO POÉTICA EM CECÍLIA MEIRELES
Como diz Mia Couto, em seu livro Cada Homem é uma Raça: a “História de um homem é sempre mal contada. Porque a pessoa é, em todo tempo, ainda nascente. Ninguém segue uma única via, todos se multiplicam em diversos e transmutáveis homens”. Ou mulheres, como é o caso de Cecília Meireles… Tão multifacetada e múltipla como os mitos orientadores de sua trajetória como mulher, professora, escritora, jornalista, poeta… É por este motivo que, apesar dos inúmeros estudos e teses acadêmicas a ela dedicados nos últimos anos, parece ainda haver algo a ser desvendado em sua obra. Então, nos perguntamos: o que teria Luzia para nos dizer neste livro, que ainda não foi dito? Como leitora privilegiada que fui do seu texto, ao acompanhar sua elaboração desde os primeiros esboços, posso garantir que a pesquisa realizada
por esta pesquisadora no seu doutorado, tem sim muito a nos revelar
sobre uma dimensão ainda pouco explorada nos estudos sobre Cecília Meireles.
Sobre os motivos simbólicos ou mitos que configuraram sua vida e sua
obra. Sua originalidade reside exatamente na utilização de um novo “método” de análise – mais precisamente uma “mitodologia” – que permite, nos quadros da Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand e da Fenomenologia Hermenêutica de Gaston Bachelard, uma leitura mítica da obra literária. Seu objetivo mitocrítico foi o de identificar as constelações de imagens presentes na obra ceciliana. Em outras palavras, mostrar os cenários míticos que deram sentido aos seus poemas, textos jornalísticos, literários e pedagógicos. Enfim,
o lastro de humanidade, o húmus fertilizador de sua obra. A partir da análise durandiana empreendida, é possível entender como a obra literária de Cecília Meireles é a um só tempo fruto da sua biohistória (temperamento, caráter, estrutura pulsional, fantasmas arcaicos) e do contexto sociocultural em que vivia. Ao mesmo tempo fenômeno cultural e realização de um destino. Destino que se manifesta na sua vocação de educadora… Então, a educação em Cecília é o florescimento de mitos que ensinam a condição humana.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
AS ILUSTRAÇÕES EM MANUAIS ESCOLARES: Uma análise histórica – Vol. 9
20 Anos de SBHMat! A Sociedade Brasileira de Historia da matemática (SBHMat), fundada em 30 de março de 1999, completou 20 anos e as comemorações ocorreram durante a realização do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM). Para a consecução de seus fins, a SBHMat implantou, a partir de 2001, uma série de textos decorrentes dos minicursos apresentados nos seminários, este ano denominada de Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, além de dar maior significado aos minicursos, possibilita acesso a alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação. Os textos publicados no XIII SNHM são independentes e referências sobre as temáticas abordadas no evento, que podem contribuir para o desenvolvimento das áreas História da Matemática e História da Educação Matemática, com enfoques à formação de professores.
Ou 3x de R$14,00 s/ juros
As Licenciaturas em Matematica da Universidade Aberta do Brasil (UAB) uma visão a partir de utilização das Tecnologias Digitais
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa destinado á formação de professores a distancia no Brasil. A UAB foi criada em 2006 com dois grandes objetivos: formar professores da educação básica que atuavam em sala de aula sem formação especifica e diminuir a desigualdeade de oferta de educação superior no país. Além do Governo Federeal, compõem o sistema UAB, algumas Univeersidades Públicas do Brasil , estados e Municipios. A licenciatura em Matemática estava presente no quadro dos primeiros cursos ofertados no âmbito da UAB, em 2007.Diversas pesquisas têm sido realizadas buscando compreender diversos aspectos referentes ao curso. neste livro, os autores apresentam resultados de uma dessas pesquisas, mais especificamente de um projeto iniciado em 2011 e concluido em 2015. Nele , buscaram compreender o papel das Técnologias Digitais em quinze cursos de licenciatura em Matemática ofertados por universidades de diferentes regiões do Brasil. O leitor poderá perceber a diversidade de modelos de cursos existentes , como se dá a comunicação nos cursos e aspectos que ultrapassam os “muros” da UAB.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
As liçoes de Idiotes, o sábio duplamente laconico
Idiotes nasceu no dia 23 de janeiro de 1902 em Esparta, capital da Lacônia. Esse grego de origem humilde ganhava a vida como jardineiro. Após seu misterioso desaparecimento, que se deu no início de 1929, foi proclamado sábio por vários de seus con-temporâneos, em virtude das histórias que contou e da sua visão de mundo bastante original. Para outros, entretanto, Idiotes foi apenas mais um tolo. Como a maioria dos habitantes da Lacônia, Idiotes falava de maneira sucinta. Ele era um legítimo lacônico lacônico, ou seja, um sujeito nascido na Lacônia que se expressava de modo conciso. De fato, as fábulas, lições, orações e questões formuladas por Idiotes são, em geral, curtas. Elas se tornaram públicas durante o breve período em que ele manteve contato com o povo da Grécia e, desde então, vêm sendo transmitidas secretamente entre seus seguidores, de geração a geração. A morte de Idiotes anunciada a ele, ao que parece pelo próprio Deus, ainda é fruto de especulação.Seu corpo nunca foi encontrado e seus mais fervorosos discípulos acreditam que Idiotes ainda vive. Neste livro, apresento, com absoluta exclusivi-dade, uma coletânea de histórias e pensamentos de Idiotes; conhecimentos até então compartilhados apenas por seus discípulos anônimos. Para eles, as narrativas e as ideias de Idiotes são verdadeiras lições de vida, preceitos a serem aprendidos e praticados. Mas será que tais mensagens contêm, de fato, ensinamentos reais? Cabe ao leitor avaliar e decidir. Os ensinamentos de Idiotes foram originalmente escritos ou falados em grego. Ao traduzi-los para a língua portuguesa, procurei minimizar os prejuízos inerentes a qualquer processo de tradução. As ilustrações contidas neste livro foram concebidas pelo sagaz desenhista Chuck Hipolitho (twitter: @ChuckHipolitho). Aqui, revelo 72 fábulas, 54 lições, 9 orações, 27 perguntas curtíssimas e 27 questões mais longas; além de uma charada fácil, uma charada ainda sem resposta definitiva, um poema e uma possív
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Aspectos históricos da Régua de Cálculo para a construção de conceitos matemáticos
A publicação de livros sobre história da matemática para uso didáticos pelos professores de Matemática teve sua origem no IV Seminário Nacional de História da Matemática (IV SNHM), realizado em Natal (Rio Grande do Norte), em 2001. Naquele ano forampublicados nove títulos referentes a temas variados. A receptividade dos textos, por parte de estudantes de licenciatura em matemática e por professores dos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior), fez com que a sociedade brasileira de história da matemática levasse em frente o projeto, de modo a contribuir para a divulgação e uso dessa produção nas aulas de matemática nos diversos níveis de ensino. Com essa finalidade seguiram-se as coleções de 2003 no V SNHM em Rio Claro (SP), de 2005 em Brasília (DF), no VI SNHM, de 2007 em Guarapuava, no VII SN HM, em Belém/ Pará no VIII SNHM de 2009, em Aracaju no IX SNHM de 2011 e em Campinas no X SNHM de 2013. Para o XI SNHM de 2015, consideramos importante apresentar aos professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior e aos estudantes de Licenciatura em Matemática de todo o Brasil, um rol mais diversificado de temas, tendo em vista o avanço dos estudos sobre História da Matemática nos diversos centros de estudos do país. Nessa perspectiva organizamos os 10 volumes na Série História da Matemática para o Ensino. Este volume aborda de forma prática o ofício do pesquisador da História da Educação Matemática, a partir da experiência da construção e do uso de um Repositório de C
Ou 3x de R$10,33 s/ juros
Aspectos Históricos da Origem e Desenvolvimento do Cálculo Vetorial
A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra – mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 – os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que posem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, as autoras nos presenteiam com uma história sobre o cálculo vetorial moderno baseada, principalmente, nos trabalhos dos cientistas Josiah Willard Gibbs(1839-1903) e Oliver Heaviside(1850-19250, que trabalharam com a mesma temática de forma independente e no mesmo período.
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ASTROBIOLOGIA E A ORIGEM DA VIDA EM 6 LIÇÕES
A origem da vida, do Universo e da mente, são questões que movem a curiosidade de todos, desde os tempos mais primórdios de nossa civilização. Porém, é importante destacar que, até hoje, não há uma solução sobre: qual seria a origem da vida? Essa é uma questão que durante milênios, filósofos, cientistas e artistas buscam por respostas que expandem nossas visões e conhecimento, mas que ainda permanece sem uma solução. O nosso objetivo aqui nesta obra de divulgação científica não é fornecer essa resposta, na realidade, é estimular, instigar e provocar o interesse para reflexão sobre alguns dos modelos historicamente vistos como os mais importantes para essa temática. Afinal, a vida na Terra surgiu por obra de “um acaso cósmico” ou teve sua origem ocasionada por fatores externos? Enfim, partindo de uma perspectiva filosófica sobre a origem da vida aos tempos da Astrobiologia moderna, vamos descrever e viajar aqui nesse livro por algumas das ideias centrais da Filosofia das ciências, Química, Geologia, Biologia, Astrofísica e muito mais, esperando que isso promova um interesse e maior curiosidade dos leitores para a “beleza oculta na prática científica”.
Ou 3x de R$18,00 s/ juros
Astrobiologia no Ensino Médio
Este livro apresenta um compilado de artigos acerca dos trabalhos realizados em escola pública do estado do Rio de Janeiro, sobre os temas Astrobiologia/Astronomia. Ao longo de quatro anos foram realizados diversos trabalhos com alunos do Colégio Estadual Canadá na cidade, Nova Friburgo/RJ. Durante esse tempo, avaliamos a importância de trabalhos lúdicos e atividades criativas e inéditas na construção do conhecimento de nossos alunos, e foi através da Astrobiologia que tivemos o maior sucesso. Realizamos diversas atividades, obtivemos excelentes resultados e aprimoramos nossas ferramentas de ensino. Por conta disso, decidimos montar esse livro, a fim de compartilhar com educadores de nosso país, técnicas inovadoras de ensino de Astrobiologia para turmas de ensino médio. São ao todo cinco artigos, começando pelo trabalho “Introduzindo o estudo da astrobiologia em colégio público da rede estadual do rio de janeiro: uma experiência no âmbito proemi (projeto ensino médio inovador)”, onde através de uma oficina feita com alunos do 1° ano do ensino médio, obtivemos grandes resultados quantitativos e qualitativos no ensino de astronomia/Astrobiologia. Em seguida, estendemos esse trabalho em turmas de educação de jovens e adultos”, onde tivemos a feliz confirmação que independente da idade dos estudantes, a astronomia e astrobiologia continuam sendo um recurso maravilhoso para o ensino. Esses dois trabalhos nos motivaram bastante a continuar nossa caminhada na produção de materiais para o ensino de astrobiologia no ensino médio, sendo assim, elaboramos mais duas atividades: “Utilizando recursos lúdicosno ensino médio: uma experiência de inserção da astrobiologia a partir do flme avatar” e “Iniciação à Pesquisa no Ensino Médio: um trabalho sobre o sistema estelar Trappist”. Por fim, como ainda me encontrava terminando a graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), convidei a professora Adriana para s
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Astronomia na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino fundamental – Relatos de Professores
Neste livro temos a satisfação de apresentar os relatos de aulas de professores (as) que abordam o ensino de Astronomia com alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, isso parece muito oportuno já que a produção bibliográfica nacional é escassa com relação a este tema nestes níveis de ensino. Como afirma o prof. Rodolpho Caniato no prefácio desta obra, “esforços como os aqui relatados e que incluem a atividade, o aspecto lúdico e a discussão são mais uma séria contribuição e em particular para o uso da Astronomia tanto na formação do cientista quanto na do Cidadão do Mundo”. Cada relato acompanha uma reflexão dos próprios professores, cujas contribuições podem servir de incentivo para quem precisa conhecer um pouco mais sobre diferentes metodologias do ensino de Astronomia para crianças. Reunindo 20 relatos de professores e contendo mais de 100 fotos, desejamos que a leitura deste livro possa incentivar muitos outros professores a também refletirem sobre sua prática atual de trabalho e começarem a buscar meios de sentirem a satisfação de ensinar esta bela ciência, a astronomia!
Ou 3x de R$24,00 s/ juros