Cinzas de um amor

R$66,00 R$52,80

Verdadeiro homem renascentista em pleno século XXI, o físico e escritor Francisco Caruso vem-se dividindo, desde sua juventude, entre suas paixões pela ciência e pelas letras. Confirmando sua maturidade literária, seu quarto livro de poemas, Cinzas de um amor, confronta, com sutileza, elegância e uma forte marca do erótico, os inevitáveis paradoxos do amor. Luiz Fernando Valente Professor Titular de Literatura Brasileira e Comparada Brown University, EUA Francisco Caruso não cessa de celebrar as pulsões do desejo, e transforma o universo num vasto leito erótico, onde projeta a intensidade de seu amor, oscilando entre escombros e esperanças. Antônio Carlos Secchin Poeta e crítico, membro da ABL Cinzas de um amor é um compêndio lírico, sensual, erótico, cujo personagem Eros se fragmenta em silêncios, em perdição, em prazer, e se eterniza no colo do próprio amor, mesmo que fugaz, breve, passageiro, porém, para sempre, só pelo sentimento de se poder viver para ele. O livro é tocante porque atinge os dados secretos de todos nós, mas, também, pela coragem e franqueza do autor ao se desnudar, à flor da pele, em versos sensíveis, plenos de paixão. Na verdade, mesmo pisando em “cinzas”, Francisco Caruso celebra e comemora o amor, em alta voltagem poética. Tanussi Cardoso Poeta, contista, tradutor, jornalista e letrista

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Circulação e Apropriação de Saberes Elementares Matemáticos no ensino Primário no Estado do Paraná (1903-1971)

R$88,00 R$70,40

Na história da educação brasileira, a compreensão do processo de constituição dos saberes elementares matemáticos das escolas primárias de diferentes regiões de nosso imenso país tem se apresentado como amplo desafio e tema instigante para os inúmeros pesquisadores do GHEMAT ( Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática), envolvidos no projeto nacional, “A constituição dos saberes elementares matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970” (CNPQ – Edital Universal 14/2012). Parte dessa pesquisa se deve aos projetos locais, desenvolvidos em programas de pós-graduação de vários estados, dentre outros, o projeto paranaense1 que durante três anos inventariou fontes locais e produziu dezenas de estudos acerca da presença, permanência e mudança das variadas gerações de conhecimentos que forneceram a base do ensino primário paranaense desde a implantação dos grupos escolares. Os capítulos que compõem o presente livro expressam a preocupação dos autores em compreender como esses saberes escolares circularam e foram apropriados no ensino primário do estado, em tempos da vigência dos grupos escolares. Reunindo e disponibilizando documentos inéditos acerca do ensino primário do estado, a presente obra traz a público aspectos, ainda pouco investigados acerca dos saberes elementares matemáticos, destacando as finalidades e organização dos conteú- dos, os métodos utilizados, dentre outros. Resultado de um esforço coletivo de pesquisadores locais, os estudos da presente obra buscam contribuir com a escrita da história dos saberes elementares matemáticos do ensino primário no Brasil disponibilizando análises das problemáticas que permearam o ensino elementar do estado do Paraná. Trata-se de uma obra originalmente paranaense! Participaram da elaboração dos capítulos 11 pesquisadores, sendo 1 pós-doc, 5 doutores, 4 doutorandos e 1 estudante da licenciatura. Estruturado em 9 capítulos o livro contemplou asp

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Cirurgia Vascular de forma prática e para concurso

R$187,00 R$149,60

O livro Cirurgia Vascular de forma prática e para concursos apresenta 21 temas que são abordados de maneira objetiva e com linguagem de fácil compreensão. Com foco principal no estudantes de medicina e residentes de cirurgia vascular, foram colocadas questões específicas e com gabarito comentado, ao final de cada capítulo. O livro possui ainda dezenas de fotografias, ilustrações e imagens que enriquecem o texto e auxiliam no entendimento dos assuntos.

Ou 3x de R$62,33 s/ juros

Classical Statistical Mechanics

R$44,00 R$35,20

Esse livro foi o livro texto do curso que Leon Rosenfeld ministrou no CBPF em 1953. Um texto clássico e inédito. Sumário: Statistical thermodynamics Classical Statistics The Ergodic Theorem Statistics of closed systems Statistics of open systems

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Clube de ciências da UFPA: aprendizagens entrelaçadas de docência e iniciação científica

R$88,00 R$70,40

Esta é uma obra coletiva, cujos artigos são recortes de pesquisas realizadas sobre ou no Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), comemorativa aos 40 anos de existência do CCIUFPA. Ela só se tornou possível porque, em 1979, o saudoso Professor Dr. João Paulo do Vale Mendes, então Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, acreditou na jovem professora recém-chegada à Instituição, a professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves, e em seus propósitos de inovação na formação de professores de Ciências e Matemática. Sim, ele acreditou, apoiou e apostou no trabalho. Profissional de visão futurista, ele compreendeu que renovar a formação de professores no interior da UFPA, por meio de práticas de investigação, promoveria a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. O apoio foi enorme! Até compôs a equipe interdisciplinar do CCIUFPA no início dos anos de 1980. Desejamos que o leitor tenha muito proveito com a leitura dos diferentes artigos. Nossa expectativa é contribuir para que novas oportunidades de formação de professores e de iniciação científica sejam criadas, de modo a promover a construção de cidadãos alfabetizados cientificamente, comprometidos com transformações positivas de si e do meio socioambiental e cultural em que vivem. Nos diferentes artigos, evidenciam-se entrelaçamentos de aprendizagens, quer da docência para a iniciação cientifica, quer da iniciação científica, em si, tanto em termos teóricos, quanto de práticas coletivas que orientam e fundamentam a formação de professores para o exercício do Ensino de Ciências e Matemáticas voltado para o desenvolvimento da iniciação científica de estudantes da Educação Básica, por meio da pesquisa em aula. São abordagens de pesquisa narrativa e pesquisa-formação, que encaminham a formação do cidadão crítico, ao perceber, investigar e analisar problemas de seu entorno, buscando respostas para perguntas investigativas, por meio do trabalho coletivo e estudos teórico-práticos. Nossos agradecim

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

CODOCÊNCIA E SURDEZ: ENCONTROS E DIÁLOGOS

R$99,00 R$79,20

QUE é uma Cantata? Um tipo de composição vocal para uma ou mais vozes com acompanhamento instrumental que contém mais de um movimento e cujo texto não é um fato dramático e sim lírico, descrevendo uma situação psicológica (adaptado da Wikipedia). Ao ler o livro que você tem agora em suas mãos, e como me foi solicitado pelo Prof. Eleandro escrever o prefácio, não pensei em outra palavra para título. A palavra brotou em minha mente, depois de um conjunto de reflexões sobre como deveria escrever este prefácio. Veio como uma associação inconsciente. Por quê? Porque o livro baseia-se em uma estrutura musical que tem prelúdio, interlúdio e poslúdio. O título deste prefácio precisa ser significado, lembrando que aflorou e mexeu comigo, antes mesmo de eu procurar saber exatamente o seu significado. Caiu como uma luva! Então vamos lá. Este livro é uma composição. Não vocal, está certo, mas textual. E não é composto por uma única voz, mas por várias vozes de professores ou outros profissionais da Educação, como o Tradutor Intérprete de Língua de Sinais/Portuguesa – TILSP, interessados e preocupados em melhorar a qualidade do ensino brasileiro. As diferentes vozes se aplicam aqui, mais ainda, pois temos autores que militam em diferentes áreas do conhecimento, tanto nas Ciências Humanas, quanto nas Sociais e nas Exatas: Química, Matemática, Ciências, Artes (capítulo 5, em musicalidade de surdos e capítulo 13, em artes cênicas), tecnologia, e outras áreas que envolvem interdisciplinaridade, como descrito no capítulo 9, que versa sobre Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – TEC NEP, nos Institutos Federais de Ensino. A cantata tem um lirismo porque lida com alguma sorte de situação psicológica. Neste livro existe uma harmonia nas vozes dos autores que os aglutina em torno de um mesmo tema: a codocência. Diferentes situações psicológicas estão contempladas neste livro, com o diálogo envolvendo uma diversidade de seres humanos e profissionais. No capítulo 8, por exemplo, a fmília do educando surdo está em destaque, assim como a professora da sala de recursos, em interação buscando a parceria.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Cognição Matemática: História, Antropologia e Epistemologia –

R$121,00 R$96,80

Sumário: Apresentação……………………………………………………………. 07 1. Antes que as outras incógnitas fossem inventadas: investigações didáticas acerca dos métodos e problemas da álgebra italiana medieval……………………………………………………………………….. 19 2. A invenção de uma ideia matemática: a segunda incógnita em álgebra…………………………………………………………………………………63 3. Sobre Psicologia, Epistemologia Histórica e o Ensino da Matemática: Rumo a uma história sociocultural da Matemática………………… 95 4. Equações do segundo grau em sala de aula: uma abordagem babilônica………………………………………………………………………. 129 5. A origem histórica do pensamento algébrico………………………… 153 6. Sobre os limites epistemológicos da linguagem: conhecimento matemático e prática social durante a Renascença…………………….. 201 7. As condições epistelomológico-culturais da emergência do simbolismo algébrico ………………………………………………………………. 249 8. Cultura, conhecimento e o self: matemática e a formação de novas sensibilidades sociais no Renascimento e Islão Medieval……….. 285 9. Cultura e cognição: Por uma antropologia do pensamento matemático…………………………………………. 335 10. As éticas de ser e conhecer: rumo a uma teoria cultural da aprendizagem………………………………………………….. 399 Sobre o Autor……………………………………………………………….. 439

Ou 3x de R$40,33 s/ juros

Como Dialogar com um Negacionista

R$55,00 R$44,00

Elika é muito mais do que professora e cientista: é uma cidadã implicada na sua realidade. Seus trabalhos científicos são marcados por uma dedicação a diminuir as distâncias entre as Ciências Exatas e as Humanas. Afinal, como afirma, todas as ciências são humanas! Graduada em Física, tem doutorado em Filosofia. Este livro explora fronteiras e encara os desafios epistemológicos que possuímos no Brasil que não conhece o Brasil” porque não se escuta, não sabe dialogar e assim não desenvolveu, ainda, as condições para celebrar sua diversidade como oportunidade para seu desenvolvimento. O trabalho que temos em mãos pode ser compreendido também como parte do esforço da comunidade científica para a popularização da ciência, pois articula os desafios da conquista do diálogo com negacionistas à ampliação dos debates em torno de ciências no plural, capazes de responder aos embates que a sociedade possui. ” – Sueli de Lima

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Como ensinar análise combinatória

R$55,00 R$44,00

A análise combinatória envolve raciocinio importantes e representa campos de imensas potencialidades para resolução de problemas em matemática, mas o pensamento combinatório tem sido apresentado na escola como um formulário. Nesse livro, apresentamos uma proposta de ensino de análise combinatória baseada na Teoria das situações de Guy Brousseau. Dentro da chamada Didática Francesa da Matemática, buscando a ideia de situação didática, uma ferramenta que possibilita compreender de que forma aprendizagem matemática pode ser mais autônoma, envolvendo habilidades investigativas, interpretativas, criticas e criativas. Ligamos esse conceito com as teorias do desenvolvimento de Vygostky, e propomos que situações não didáticas possam ser aproveitadas de forma intencional, por meio da adoção de sequencias didáticas que proporcionem vivências desafiadoras para os alunos.

Ao procurar respostas para perguntas que ele mesmo faz, o aluno assume para si a tarefa de construir seu próprio pensamento combinatório. O professor, sempre com papel fundamental no processo, precisa permitir e provocar o aluno para que ele assuma essa tarefa, desenvolvendo-se autonomamente. Por, isso além de apresentar uma proposta inovadora para o ensino, o presente texto também traz reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Como Não fazer uma tese

R$55,00 R$44,00

Este livro, inicialmente, fora escrito ao candidato em início de sua pesquisa de doutoramento. Após leitura de pareceristas das editoras, concluiu-se que seria também do interesse do orientador. Seus capítulos escrutinam as principais fazes da elaboração de uma tese. Inicia com a escolha do tema de pesquisa e do orientador e avança até a sessão da defesa. Clóvis Ultramari escreve seu livro com quatro grandes características que lhe garantem uma singularidade prazerosa: 1. Serve-se, o tempo todo, de referências a outros autores, garantindo uma riqueza de campos de conhecimento diversos. 2. Resgata de sua memória um brilhante acervo literário para reforçar sua crença na importância da boa escrita. 2. Afasta-se, explicitamente, do modelo de manuais ou diretrizes que se propõem a guiar o candidato passo a passo. 4. Insiste, veementemente, que devemos buscar prazer no trabalho do pesquisador, no do candidato a doutor e na relação entre eles. O estilo que Clóvis Ultramari utiliza é irônico, divertido, algumas vezes, como ele mesmo diz, “cínico”. Com isso, garante que a leitura desse livro não seja mais um “fardo” de compromisso de leitura a fazer, mas sim um passatempo útil.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Competência Leitora nas aulas de ciências para o ensino médio

R$66,00 R$52,80

A presente obra resulta da parceria de trabalho entre o Grupo de Pesquisa Llenguatge i ensenyament de les ciències (Linguagem e ensino de Ciências) – LIEC da Universidade Autónoma do Barcelona e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Argumentação e Ensino de Ciências vinculada à linha de Pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O grupo LIEC tem longa experiência na área de Ensino de Ciências e desenvolve pesquisas com vistas a investigar o desenvolvimento de competências comunicativas no âmbito da aprendizagem de Ciências. Interesse comum ao dos pesquisadores da UFRN e uma das motivações para a organização

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

COMPETÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

R$80,00 R$64,00

E m Competências da Sustentabilidade na Atuação Profissional,
a professora-doutora Janaína Dourado constrói pontes de conhecimentos que interligam reflexões sobre sustentabilidade, competências e habilidades neste e para este século, além de formação profissional e mercado de trabalho, ressaltando o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, entidade em que atua, no que se refere a práticas importantes nessa instituição que foram relevantes para compor seus estudos acerca da temática em foco.
Sob essa ótica, nós, leitores, ao atravessarmos as “pontes” edificadas
pela doutora Janaína Dourado quanto a temas que envolvem sustentabilidade, não olhamos mais para o planeta da mesma forma, porque ela nos convida a (re)vermos conceitos sobre nossa atuação dentro e fora das instituições/corporações profissionais, como a consolidar em nós valores imprescindíveis para vivermos em harmonia com o planeta, sem ilhar as pessoas, mas permitindo a elas atravessarem e construírem.

Ou 3x de R$26,67 s/ juros