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Ciberespaço: Possibilidades que se abrem ao mundo da educação
O significado de espaço-tempo se configura e se reinventa para dar vida ao modo de viver entre os múltiplos contextos estabelecidos no planeta, de maneira a se constituir em um espaço virtual que instantaneamente pode dar acesso informativo a um amplo grupo de sujeitos em diálogo permanente. Esse é o ciberespaço, onde se origina a cibercultura, ou seja, o ciberespaço, como uma rede de comunicação por meio da interconexão mundial de computadores que conjuga pessoas e informações produzidas por elas, em contínua alimentação desse espaço-rede. Este livro traz uma importante contribuição para o debate sobre o ciberespaço e as possibilidades que se abrem ao mundo da educação. São reflexões oriundas de estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática – FEM, da UNESP Rio Claro. Ao longo de mais de duas décadas, o FEM tornou-se uma referência nos estudos da fenomenologia e suas interfaces com a Educação Matemática. Esse cenário foi sendo desenhado e redesenhado lentamente pelo grupo, ao apresentar outras possibilidades de produzir ciência e inscrever-se no processo de produção científica.É na intersubjetividade dos autores, e na sua cosmovisão alinhada ao conhecimento, que os modos de pensar fenomenológicos se materializam. Carlos Ademir Farias e Iran Abreu Mendes coordenadores
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
CIÊNCIA E LIBERDADE: A BUSCA PELO CONHECIMENTO DA NATUREZA NO BRASIL À ÉPOCA DE NOSSA INDEPENDÊNCIA
Em 2022, na semana do bicentenário do Grito do
Ipiranga, o Departamento de Química da UFMG
promoveu por dois dias o simpósio Ciência e Liberdade,
com a participação de vários pesquisadores
de diferentes origens. Juntaram-se especialistas, estudantes
e outros interessados numa reflexão sobre
a ciência que se praticava no Brasil à época de nossa
emancipação política. O resultado foi extraordinário,
tendo possibilitado discussões fecundas em torno de
práticas científicas e suas implicações no período em
que o Iluminismo exercia forte influência nas elites
brasileiras. O simpósio mostrou que pensar a ciência
no Brasil, mesmo de forma modesta, vem de longa
data, não obstante algum negacionismo em contrário.
Este negacionismo, aliás, estava presente à época
do simpósio em muitos aspectos da vida nacional, levando
a vários debates frutíferos. O presente volume
é uma coleção dos temas discutidos no simpósio.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Ciência em dia : jornadas de divulgação cientifica
As universidades e centros de pesquisa no Brasil têm a cada ano se destacados cada vez mais na área de pesquisa científica, gerando inovação e conhecimento. No entanto, acreditamos que este conhecimento não deva ficar restrito ao ambiente acadêmico, pois entendemos que é direito da sociedade ter acesso, em linguagem acessível, àquilo que é produzido na Academia por cientistas e professores. Ressaltamos também que congressos e seminários são encontros corriqueiros na Academia, mas são raros aqueles eventos que têm como objetivo atingir diretamente a população em geral e particularmente a estudantes do Ensino Básico. Pensando em suprir esta lacuna, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora promoveu em 2009 sua 1ª jornada de Divulgação Científica, tendo como público alvo especialmente esta parcela da população. O evento se mostrou um sucesso e motivou a equipe organizadora a colocara no horizonte a continuação desta atividade. Assim, em 2015 completamos nossa 4ª jornada, todos realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e contando com o apoio da FAPEMIG, da CAPES e do CNPQ. Neste livro, reunimos alguns textos sobre diversas temáticas tratadas em nossas três primeiras jornadas, com o objetivo de permitir o registro das palestras e oficinas apresentadas, além de propiciar o acesso àqueles que, por algum motivo, não puderam participar dos encontros. Pretendemos que o presente livro, Ciência em Dia: Jornadas de Divulgação Científica torne-se uma publicação regular do Centro de Ciências, com a divulgação de outros textos tão importantes e motivadores quantos os da atual edição, extraídos das quatro jornadas já realizadas e daquelas que certamente ainda estão por acontecer, possibilitando assim a ampliação de nossas atividades de Divulgação e Popularização da Ciência.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Ciência em dia : jornadas de divulgação cientifica A matemática está em tudo
As universidades e centros de pesquisa no Brasil têm a cada ano se destacados cada vez mais na área de pesquisa científica, gerando inovação e conhecimento. No entanto, acreditamos que este conhecimento não deva ficar restrito ao ambiente acadêmico, pois entendemos que é direito da sociedade ter acesso, em linguagem acessível, àquilo que é produzido na Academia por cientistas e professores.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Ciência em dia: Jornadas de divulgação cientifica Ano Internacional da Luz
A (Organização) o proclamar 2015 como o Ano Internacional da Luz, as Nações Unidas demonstraram a importância de se promover a conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz possibilitam o desenvolvimento humano e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, comunicação, saúde e agricultura. Em todo o Brasil, divulgadores da Ciência se movimentaram para a realização de inúmeras atividades, com o objetivo de levar os conhecimentos relacionados à temática Luz para toda a população, em todos os níveis de idade. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Centro de Ci- ências da Universidade Federal de Juiz de Fora promoveu a 4ª Jornada de Divulgação Científi ca, com o apoio do CNPQ, através da Chamada MCTI/CNPQ/SECIS Nº 90/2013 que, a exemplo das três edições anteriores, contou com um ciclo de palestras baseadas no tema central da SNCT. Foram assim apresentadas quatro palestras, por pesquisadores de renome, que atingiram um público amplo e diversifi cado de estudantes do Ensino Básico, licenciandos e pessoas da população em geral. Este novo volume da série “Ciência em Dia: Jornadas de Divulgação Científica” traz o material referente à nossa quarta jornada, com todos os textos girando sobre o tema “Luz”. Assim, como o livro anterior, esperamos que este novo volume possa servir de inspiração para os leitores, em especial aos jovens de nosso país, levando-os a aspirar seguir pelos caminhos da Ciência. Eloi Teixeira César Diretor Geral do Centro de Ciências
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Ciência em dia: Jornadas de divulgação cientifica Ciência Alimentando o Brasil
Durante a semana nacional de Ciência e Técnologia de 2016, o Centro de Ciências da Universidade federal de juiz de fora realizou a sua 5° jornada de divulgação Cientifica , apresentando nesta oportunidade um diferencial em relação as quatro anteriores: através do Edital de concurso n° 01/2016, promovido pela secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e comunicações (MTCTIC), ” Eventos da Semana Nacional de Ciência e Técnologia” , pelo qual tivemos uma proposta aprovada, realizamos pela primeira vez a jornada em espaços públicos da cidade de Juiz de Fora, além dos muros da Universidade . Desta forma, em um dos complexos históricos mais importantes da cidade , próximo ao centro cultural Bernardo Mascarenhas ( Companhia téxtil Bernardo mascarenhas, antiga fábrica de tecidos fundada em maio de 1888 por Bernardo mascarenhas) do antigo prédio da Companhia Industrial e Construtora Pantaleone Arcuri e do Prédio da companhia mineira de Eletricidade, dentre outros, foram realizadas atividades , relacionadas à temática da SNCT 2016, “Ciência Alimentando o Brasil”.A primeira , na praça Antônio Carlos, consistiu em uma exposição de Ciência e Tecnologia , com diversos aparatos e atividades interativas, já no bélissimo salão Nobre do Instituto Estadual de Educação, Escola também integrante do complexo, aconteceu a segunda atividade, um ciclo de palestra em que todos os temas sobre questões relacionadas entre Ciência e Alimentação. O evento como um todo se mostrou um sucesso , com cerca de 16.000 visitantes no local, sendo 1.000 pessoas compareceram as palestras , o que demonstra a importância e a necessidade da realização de Eventos de Popularização da Ciência em diferentes locais Públicos por todo o Brasil.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Ciência em dia: jornadas de divulgação científica. Ciência para a redução das desigualdades
Este livro tem como tema o que foi proposto para discussão na Sétima Jornada de Divulgação Científica, a “Ciência para Redução das Desigualdades”. Os textos aqui apresentados denotam o esforço de um grupo de pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com a verdade, com o compromisso moral e científico do Centro de Ciências da UFJF de tornar a Ciência um bem acessível a todas as pessoas. Um grupo que leva a Ciência para as ruas, praças e escolas, empenhado em diminuir as desigualdades de todas as espécies. O primeiro capítulo, “Arduíno Não é só Para Meninos”, apresenta o relato de um minicurso, ministrado durante a 7ª Jornada de Divulgação Científica, que oportunizou o contato de meninas, alunas do Ensino Básico em escolas públicas, com elementos de programação, lógica e o desenvolvimento de pequenos circuitos elétricos, despertando o interesse delas para as carreiras científicas e tecnológicas. O segundo capítulo, “Uso de Softwares de Visualização no Ensino”, continua no contexto das tecnologias, apresentando o relato de uma oficina que combina o uso de novas tecnologias e ferramentas de visualização como recurso auxiliar no ensino e na compreensão da Ciência. Também busca incluir, atrair e incentivar a presença e a participação de meninas, em especial meninas negras, em espaços ocupados majoritariamente por homens. O texto ainda inclui exemplos de mulheres que foram ícones no desenvolvimento do pensamento científico e cultural da humanidade. “Contando Nossas Histórias”, o terceiro capítulo, apresenta uma oficina que traz relatos de trajetórias de vida de mulheres envolvidas em atividades científicas, seja como pesquisadoras, professoras, estudantes de graduação ou de pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento humano (Física, Química, Antropologia, Educação e Engenharias). O quarto capítulo, “Arqueologia da experimentação nas oficinas de Expressões Tecnológicas”, nos leva a passear por atividades que perpassam a experimentação da maté
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO: CONEXÕES ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Uma peça de resistência, este livro nos oferece uma brilhante e ágil perspectiva contra o relativismo epistemológico que se transformou, em nossos tempos, no negacionismo de todas as potências humanas que nos fizeram chegar até aqui. Defender a ciência, a cultura e a educação, a despeito de todo o ceticismo, é a única maneira de chegarmos ao desenvolvimento.
O livro cumpre um esforço transdisciplinar de pensar muitos dos vários temas que, hoje em dia, foram abandonados quando se fala dessa tão desgastada categoria chamada “desenvolvimento”: ciência, biodiversidade, prática social, desenvolvimento regional, meio-ambiente, agroecologia, educação, extensão universitária, desenvolvimento humano e, naturalmente, cultura. Uma leitura obrigatória para quem acredita que “a vida não é só isso que se vê, é um pouco mais”.
Leonardo Gomes de Deus
Cedeplar / UFMG
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ciência, Natureza e Sociedade – diálogo entre saberes
Este livro contribui para o debate contemporâneo sobre os paradigmas da ciência moderna e a necessidade de superá-las. Aposta na produção de um conhecimento transdisciplinar que busque saídas para os presentes problemas do mundo atual, especialmente aos que dizem respeito ao binômio ambiente-sociedade.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Ciência, Pós-ciência, Metaciência – Tradição, Inovação e Renovação
Em um passado não muito longínquo, os cientídtas foram entendidos como os salvadores da humanidade. Num abuso imperdoável, o saber científico foi considerado por alguns como o único meio de atingir a racionalidade do homem e do mundo; do conhecimento das estruturas, coerência e estética. O positivismo filosófico, tão caro à comunidade científica do século XIX, nasceu desse pressuposto. Neste livro, Raquel Gonçalves-Maia discute as bases filosóficas e epistemológicas do que convencoinamos chamar ciência. movida pela pergunta-chave: “O que é a Ciência?” , ela empreende uma epistemlogia que abrange dos primórdios desse conhecimento – Matemática, Física, Química e Biologia – , até as novas ciências. Escrito em linguagem clara, fluente, própria de quem conhece em profundidade o tema tratado, a obra da autora portuguesa faz uma arqueologia da Ciência Ocidental, que abrange da Antiguidade Clássica Grega, passa pelas revoluções científicas ocorridas na Europa desde o século XVI até chegar ao século XX, e as metamorfoses sofridas por esse conhecimento na contemporaneidade.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores
Dedicada à questão da profissionalização do ensino e da formação profissional de professores, esta obra coletiva reúne textos de autores do Brasil, França e Suíça que discutem as ligações complexas e às vezes tensas entre três campos do conhecimento: primeiro, o campo do conhecimento disciplinar (matemática, história etc.) produzido por várias comunidades científicas e que serve de base para certas disciplinas escolares (ensino de matemática, história etc.); em segundo lugar, o campo dos conhecimentos das ciências da educação (didática, pedagogia, psicologia, sociologia da educação etc.) que se integram na formação dos professores e que se destinam a prepará-los para o exercício da profissão; e, em terceiro lugar, o domínio do conhecimento profissional que reúne os conhecimentos, habilidades e padrões mobilizados pelos professores em suas atividades profissionais reais.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Cinema e História da Matemática Entrelaços Possíveis
O cinema é uma das escolas da vida e oportuniza a criação de ambientes favoráveis às narrativas históricas sobre nossas raízes socioculturais. Este livro trata das relações didáticas entre Cinema e História da Matemática. Considera que tais relações constituem um ambiente favorável à aprendizagem matemática e ao desenvolvimento da criatividade. Contribui para um exercício cognitivo na produção de ideias plurais sobre História, Educação e Matemática, apoiado na arte cinematográfica. Traz um elenco de filmes disponíveis no mercado que tratam diretamente de personagens e fatos da história da Matemática, bem como das relações metafóricas com esse ramo do conhecimento. O livro apresenta uma nova estética para iluminar a formação de professores de Matemática e sua atuação em sala de aula como uma lente para ampliar nossos horizontes cognitivos.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros