- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Formação de Educadores em Ciências e Matemática: Estreitando as relações entre ensino e pesquisa Volume 2
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.
Formação de Educadores em Ciências e Matemática: estreitando as relações entre Ensino e Pesquisa (volume 2) é o trigésimo sexto número desta série. Assim como o primeiro volume (24º da mesma série), foi concebido e organizado como parte do relatório final do Projeto PRO- CAD – Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, – financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior, que se desenvolveu no período de 2014 a 2020. O projeto teve parceria entre os programas de Pós-graduação em Educação para a Ciência, sediado na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Bauru, São Paulo, Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Campus de Jequié, Bahia, e Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, iniciado em 2008, e sedia- do em Aracaju, Sergipe, Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Formação de Professores (as) e os 20 anos da Lei Nº. 10639/2003
A obra Formação de Professores(as) e os 20 anos da Lei No. 10.639/2003 se constitui uma publicização com vistas à democratização do acesso a todos os debates havidos no XIII Seminário Nacional e XV Seminário Regional sobre Formação de Professores(as) e Relações Étnico-Raciais, ocorrido em dezembro/2023. o qual fora pautado pelo tema: “Diversidade, formação de professores/as e a produção do conhecimento no contexto dos 20 anos de Lei nº 10.639/2023: diferentes contextos culturais, intersecções e aproximações. Tal publicação concretiza uma estratégia para a ampliação de tais debates, com vistas a assegurar ampliação do alcance das discussões desenvolvidas no âmbito do Seminário, atingindo o público, do Brasil e do mundo, no que concerne à temática da diversidade, fomentando discussões que problematizem o racismo, o preconceito e a discriminação nas escolas.
A obra As interlocuções que originaram esta coletânea, propõem-se ao com substanciamento de estudos e práticas voltadas para a Educação das Relações Étnico- -Raciais, entendidas como uma demanda ainda presente, em que pese decorridos mais de vinte anos da promulgação da Lei N° 10.639/2003, bem como concorrem para a “divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial-descendentes de africanos, povos indigenas, descendentes de europeus, de asiáticos para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada, tal como preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER).
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Formação de professores de ciências e matemáticas: desafios do século XXI
Este livro é resultado de pesquisas sobre formação de professores na área de Educação em Ciências e matemáticas, que deram origem, em geral, a teses ou dissertações, nas perspectiva de um projeto de intercâmbio acadêmico entre três instituições de ensino superior: UFPA,UFSC,UNESP.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Formação de professores e diversidade entre a universidade e a escola básica
A formação de professores no Brasil tornou-se estrutural na produção do conhecimento e no encaminhamento de proposições nas políticas educacionais nas últimas décadas. Tal formação pressupõe interações para além do campo disciplinar, especialmente na inflexão de novas epistemologias no sentido de problematizar pressupostos eurocêntricos na formação de uma nova geração de professores para a Escola Básica. Este livro problematiza o tema formação de professores e debates a ele relacionado, tais como produção intelectual docente nos programas de pós-graduação em educação, trabalho pedagógico no universo educacional, sociabilidades adolescentes, diversidade, preconceito e discriminação no âmbito educacional. Nessa última década, diversas publicações foram empreendidas pelo Núcleo Gera, da UFPA, com vistas a interlocução entre a universidade e a Escola Básica. especialmente, no que diz respeito á formulação de práticas de formação que reflitam a realidade da escola por meio da produção engendrada na universidade e vice-versa
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Formação de professores e tecnologias digitais
A temática colocada em discussão neste livro ganhou atualmente um novo impulso devido às transformações sociais, culturais, econômicas e, sobretudo, educacionais impostas pela pandemia da COVID-19 que o mundo está a enfrentar. Nesta direção, nos reportamos à afirmação de Wayne Bross, elaborada há 14 anos, para problematizar o tempo presente da educação mundial, que se viu compelida a tornar realidade muito do que se preconizava ao longo dos anos 1990 e na primeira década do século atual em face da necessidade de promover o ensino remoto. O tempo presente pressionou os sistemas de ensino, os gestores da educação, as escolas, os especialistas e, principalmente, os professores a transcender a ‘fé no potencial das tecnologias’ para a ‘concretização do ensino possível a partir das tecnologias’. Foi necessário transcender as expectativas acerca do potencial das tecnologias em educação, para a concretização do possível, ou seja, daquilo que cada realidade, cada rede de ensino e cada instituição podia disponibilizar aos seus professores e a oferecer aos seus alunos. O objetivo deste livro é mobilizar um conjunto de reflexões sobre a formação continuada de professores em contextos permeados pelas tecnologias, assim como sobre os movimentos de incorporação de recursos das tecnologias nos processos educativos, especialmente em educação matemática. A obra compõe-se de investigações dedicadas à formação continuada de professores, contemplando questões relacionadas às possibilidades, desafios e implicações da integração das tecnologias digitais para o desenvolvimento profissional docente em educação, educação matemática e ciências, assim como pesquisas relacionadas à incorporação das tecnologias nas práticas em educação matemática.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Formação de professores, livro didático e Escola Básica
Esta coletânea reúne sete capítulos oriundos de pesquisadores atuantes em três regiões brasileiras e vinculados às seis instituições: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Faculdade Sumaré e Centro Educacional da Lagoa (CEL). O capítulo de abertura desta coletânea, de Wilma de Nazaré Baía Coelho e Mauro Cezar Coelho, analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizam o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Os autores argumentam que a escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil e concluem que as sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição. Sumário Abertura……………………………………………………………..7 Apresentação………………………………………………………9 Wilma de Nazaré Baía Coelho, Tânia Mara Pedroso Müller Carlos Aldemir Farias da Silva cap.1 – Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar………………………………………………………………15 Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho cap. 2 – Preconceito, discriminação e sociabilidades na Escola Básica…………………………………………………….45 Wilma de Nazaré Baía Coelho,
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Formação inicial de professores de Física em universidades públicas
O livro reúne trabalhos que fazem análises em pesquisas a partir dos seguintes questionamentos: Como melhorar a formação de professores de Física e/ou o imaginário sobre o licenciado em Física neste contexto? Há interesse dos pares em discutir questões como essas, ou modificar os panoramas encontrados? Como as diretrizes impactaram a formação oferecida? Como os novos PPC podem interferir no perfil profissional do aluno egresso dos cursos?
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Formação inicial de professores de matemática em diversos países
Encontros com educadores matemáticos de várias partes do mundo nos faz perceber diversas semelhanças entre questões referentes à Educação Matemática, mas também muitas diferenças. Esse livro apresenta a concepção da formação inicial do professor de Matemática em 12 países, sendo eles Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, México, Noruega, Peru e Singapura. Com a leitura de cada capítulo, podemos perceber diferenças não só institucionais, históricas e política, mas também culturais. Um livro escrito em três línguas: português, espanhol e inglês, com doze formas de escrita, que nos convidam a viajar por contextos e possibilidades para a e da Educação Matemática ao redor do mundo. O leitor tem a oportunidade de construir essas relações, convergências e divergências a partir das experiências de cada um desses países.
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Formação inicial e continuada de professores
Formação inicial e continuada de professores: contribuições do Prodocência na UFT para a Educação Básica é o quarto livro produzido pelas equipes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que trabalharam no Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). A UFT participa deste Programa desde seu início em 2006, desenvolvendo programas, projetos, ações e produções voltadas para o fortalecimento das licenciaturas por meio do estreitamento das relações com a Educação Básica. Esta obra é um dos produtos das ações desenvolvidas no âmbito do projeto Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFT, aprovado no edital 019/2013/CAPES. Os coordenadores que estiveram à frente do Prodocência na UFT, neste último projeto, apresentam e discutem os caminhos e descaminhos percorridos (e ainda por percorrer) do Programa na Universidade. Em seguida, apresentam duas seções, a saber: 1) Contribuições da Educação Matemática para a sala de aula e 2) Práticas pedagógicas: brinquedoteca, diário reflexivo e o ensino de música. Na primeira seção, o foco maior dos trabalhos foi direcionado para a prática de ensino do professor que ensina matemática para crianças, jovens e adolescentes na educação básica. Na segunda seção, os trabalhos transitaram sobre o papel da ludicidade, do brinquedo, da prática reflexiva, da valorização dos saberes e da cultura local no contexto da formação inicial do pedagogo e do profissional que ensina música. Esperamos, com esta obra, contribuir para que as práticas dos professores da Educação Básica, as práticas iniciais dos professores que ainda estão em processo de formação inicial, desenvolvidas na Licenciatura em Artes (Teatro), em Matemática e em Pedagogia, bem como as práticas dos formadores de professores, possam ser transformadas em ações que valorizem a participação dos alunos, que valorizem os saberes experienciais e culturais dos diferentes contextos escolares e da própria profissão docente, que promovam situações criativas, prát
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Formalismo Hamiltoniano e Transformações canônicas em mecânica clássica
O formalismo hamiltoniano da mecânica clássica serve como pano de fundo para a teoria quântica e também para várias áreas da física-matemática. Este livro cobre os tópicos ligados com a formulação hamiltoniana de mecância clássica, ao nível de graduação, mas com abordagem e nível de rigor para torná-lo útil também para alunos de pós-graduação. Sumário: 1- Formalismo Hamiltoniano 2- Transformações canônicas no espaço de fase bidimensional 3- Propriedades das transformações canônicas 4- Invariantes Integrais 5- Geometrização Formal da Mecânica 6- Transformações, mudança de variáveis, simetrias e teorema de Noether
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
FRANKENSTEIN, O PROMOTEU MODERNO
Desenvolvida para determinados tratamentos, o uso da testosterona no mundo esportivo revela o seu deslocamento de medicamento contra a impotência para um problema de saúde pública. De um modo geral, há uma profunda preocupação de que esses artefatos biotecnológicos fugiram do controle de seus criadores. A difícil relação do cientista com seus artefatos não é algo recente. Desde sua primeira publicação em 1818, os críticos sustentaram que Frankenstein de Mary Shelley apresentava uma ideia negativa sobre o desenvolvimento da ciência, já naquela época identificada com o progresso, a perfeição e a razão. Explorando a metáfora da rede sociotécnica de Bruno Latour, este livro sugere que é possível encontrar a proliferação dos seres híbridos, que pertencem à natureza e à cultura ao mesmo tempo. A favor de uma ética complexa, “Frankenstein, o Prometeu Moderno” destina-se a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em reconciliar o universo dos não-humanos com a imaginação e o conhecimento científico.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Funções Analíticas com Aplicações
Este volume é destinado a ser um curso introdutório para estudantes das áreas de ciências exatas e tecnológicas. Nosso tema, um clássico da Matemática, pode sr apresentado com um grau de sofisticação e rigor. Entretanto, não se teve a pretensão de elaborar uma apresentação rigorosa, que satisfaça um matemático profissional. Nossa intenção foi a de fornecer uma introdução útil aos estudantes das áreas citadas, que em seus cursos se defrontam com problemas cuja solução depende fundamentalmente da teoria das funções analíticas. Com base nessa idéia, optamos por começar cada seção dos cinco primeiros capítulos com uma “questão”, em geral simples. Apresentamos então a teoria relativa à questão proposta, que ao final da seção é discutida e resolvida com base na teoria apresentada. Acreditamos que com esta metodologia, o estudante, ao qual é apresentada uma questão nova, torne-se consciente da importância de investir seu tempo para obter os conhecimentos teóricos necessários à sua solução. O sexto capítulo é debotado às aplicações.
Ou 3x de R$27,33 s/ juros