- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
MECÂNICA CLASSICA – Uma abordagem para licenciatura
Este texto aborda a cinemática, dinâmica, sistema de partículas e referenciais. Abrange a mecânica clássica, em geral apresentada em livros tradicionais, só que de forma mais detalhada visando a formação de alunos de cursos de licenciatura em física. A escolha dos exemplos usados no texto e nos problemas teve com critério evitar o uso de recursos matemáticos avançados, fato esse mais adequado para os alunos de licenciatura. O texto também é útil para outros cursos e para alunos de bacharelado em física uma vez que o texto e exemplos são tratados em detalhamento maior que em livros mais avançados.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Mecânica Clássica – Fundamentos Teóricos e Aplicações
A mecânica clássica é, ao lado do eletromagnetismo, da mecânica , e da relatividade, um dos pilares fundamentais da física. Este texto traz discussões dos principais tópicos co variadas demonstrações e exemplos. O Autor, José Roberto Mahon, procurou apresentar a mecânica numa forma moderna, desde os conceitos fundamentais, passando pelo formalismo newtoniano, lagrangiano, hamiltoniano até tópicos de mecânica teórica. Podemos afirmar que a mecânica clássica é o alicerce da física teórica. O autor procurou mostrar em várias ocasiões como a teoria quântica foi construída sobre a base da mecânica analítica. A mecânica estatística, bem como a teoria de campos são marcadas pelo formalismo da mecânica clássica. Finalmente, o desenvolvimento do caos, nas últimas décadas do século XX, trouxeram a tona a mecânica, então um pouco adormecida. O estudo da mecânica clássica continua sim atual, e, a formação sólida e, mecânica analítica avançada é sem dúvida a base da formação dos físicos e engenheiros, cuja obra está destinada.
Ou 3x de R$66,00 s/ juros
Mecânica Clássica I para o nosso tempo: uma abordagem computacional utilizando mathematica
Este livro contempla o formalismo da Mecânica Clássica I utilizada e aprimorada no curso de Física da Faculdade de Física da UFPA. Objetivando ter um melhor aproveitamento da disciplina, implementamos várias técnicas de abordagem, entre elas, propomos e fazemos o uso de Esquemas conceituais, que são versões adaptadas de mapas conceituais. Estes mapas foram inicialmente usados por Novak e recentemente tem sido amplamente utilizados em trabalhos voltados à melhoria e novas abordagens para o processo de ensino e aprendizagem da Física. Além disso, implementamos computacionalmente, com o uso do programa Mathematica, visualizações e simulações de sistemas físicos objetivando um melhor entendimento do conteúdo abordado e ao mesmo tempo propor um ensino moderno, contextualizado com as novas tendências da tecnologia digital presentes no dia-a-dia do aluno. Dessa forma, objetivamos atingir uma aprendizagem significativa próxima da realidade do aluno e ao mesmo tempo estimulante e inovadora.
Ou 3x de R$51,33 s/ juros
Mecânica Estatística de sistemas em equilíbrio
O principal objetivo do texto é apresentar a transição da Termodinâmica para a Mecânica Estatística a alunos de graduação, tanto dos cursos de Física como de áreas afins, como as Engenharias e a Química. As investigações de Clausius e Maxwell, ao final do século XIX, sobre o comportamento de sistemas macroscópicos compostos por moléculas ou partículas – os gases moleculares – e, posteriormente, os trabalhos de Boltzmann e Gibbs, sem hipóteses ou modelos teóricos explícitos sobre as interações entre as partículas constituintes de um sistema, originaram uma descrição estatística dos sistemas gasosos constituídos por muitas partículas: a Mecânica Estatística. Após uma breve revisão de alguns elementos da teoria de probabilidades e dos principais conceitos e leis da Termodinâmica, ressaltando-se aqueles como entropia, calor específico e potencial químico, mostra-se o limite que se pode alcançar, aliando-se a Termodinâmica à hipótese atômica da matéria e ao comportamento quântico das partículas. Depois dos três primeiros capítulos introdutórios, a partir da definição de entropia de Boltzmann, são deduzidas as distribuições especiais de Maxwell-Boltzmann, Planck, Fermi-Dirac e Bose-Einstein e, então, as propriedades dos gases ideais são formalmente estabelecidas. Utilizando-se do método dos ensembles de Gibbs, são apresentados, ainda, os principais fenômenos e sistemas abordados nos cursos de graduação como o paramagnetismo em cristais e a radiação de corpo negro, além dos sistemas degenerados de férmions relativísticos em uma estrela anã branca e os os bósons massivos não relativísticos na condensação de Bose-Einstein. O livro se encerra com uma breve introdução aos métodos avançados de abordagem da Mecânica Estatística, como os de Jaynes e de Neumann-Landau. Os autores
Ou 3x de R$51,33 s/ juros
Mecânica Quântica
O ensino de uma breve introdução à mecânica quântica na graduação do departamento de física e de mecânica quântica na pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi o ponto de partida na elaboração desse livro. O que destacar no livro? 1.o Uma breve revisão de mecânica clássica e física quântica; 2.o Equações deduzidas passo a passo; 3.o Conceitos de mecânica clássica e de mecânica quântica desenvolvidos separadamente em cada capítulo; 4.o 178 exemplos detalhadamente resolvidos; 5.o Capítulo sobre interação nuclear; 6.o Desenvolvimento didático da notação de Dirac, operadores hermitiano, adjunto, auto-adjunto, identidade, inverso, unitário, expansão de função em termos de autofunções, operadores que comutam, comutadores, valor esperado, funções de onda dependentes de spin entre outros temas no capítulo denominado “Conceitos matemáticos e formalismo da mecânica quântica”; 7.o Uma grande variedade de tópicos no capítulo de colisões; 8.o Preciosos detalhes na matemática de integrais, derivada total e parcial, limites, resolução de equações diferenciais por série de potências, análise de convergência de séries, operações com a delta de Dirac, operação com vetores e matrizes na mecânica quântica entre outras operações. O livro contém 283 problemas todos com respostas, dicas de operações matemáticas e equações envolvidas. Que o livro seja o fiel companheiro dos estudantes de mecânica quântica!
Ou 3x de R$69,67 s/ juros
Mecânica Quântica Uma Iniciação para Ciências exatas e da Natureza
Um livro para quem quer iniciar seus estudos em Mecânica Quântica, elaborado de uma maneira que inicia as discussões a partir de fundamentos físicos e matemáticos da quântica para depois trazer as novidades que esta teoria oportuniza na descrição da natureza. Apresenta algumas demonstrações simples de modo detalhado, enquanto outras de cálculo mais complexo são apenas indicadas e discutidas com base nos resultados. Esse procedimento diferencia o livro e faz com que estudantes de Física possa ser introduzidos à Mecânica Quântica logo nas primeiras fases do curso, ao passo que outros profissionais que se interessam por quântica e que não tenham forte domínio da matemática também se sintam seguros na compreensão deste livro e também para para seguirem seus estudos mais aprofundados no futuro.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Mecânica, Gravitação e Cosmologia
Este livro é baseado nas notas de aula do físico italiano Giuseppe Arcidiacono(1927-1998) relativas aos anos 1994-1995. Ele foi professor no Departamento de Matemática na Universidade de Perugia de 1969 até sua morte. Um dos co-autores, Edmundo Capelas de Oliveira, professor do Departamento de Matemática Aplicada da Unicamp, trabalhou em Perugia com o Prof. Arcidiacono entre 1990-19991, assim como entre 1994-1995, tendo publicado diversos livros sobre métodos matemáticos da física e da engenharia, funções especiais, resolução de equações diferenciais e temas correlatos. As notas de aula foram compiladas e ampliadas com a inserção de exemplos e exercícios propostos por Edmundo Capelas de Oliveira e Denilson Gomes, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa maria.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Meio Século de Educação em Ciências – Foco nas Recomendações ao Professor de Física
O livro ! Meio Século de Educação em Ciências: Recomendações ao Professor de Física” dirige-se principalmente a professores e pesquisadores comprometidos com a área de Ensino de Ciências. O texto abrange um período bastante relevante para o Ensino de Ciências no Brasil, a segunda metade do século XX procurando entender como os cursos de formação de professores, inicial e em serviço, procuraram interferir no ensino de Física na escola média. O livro é construído para discutir uma questão fundamental na formação docente: é possível romper com as prescrições oferecidas aos professores de Física da escola média? Anna Maria Pessoa de Carvalho Pesquisadora Sênior do CNPq
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Meitner
Dentre as várias ações voltadas para a divulgação científica que Bassalo e Caruso têm desenvolvido, destaca-se uma coletânea bibliográfica sobre físicos que mudaram o século XX. Aliando minuciosa pesquisa em fontes históricas à capacidade de síntesee redação, esses autores têm elaborado cativantes textos sobre a vida e obra de grandes físicos. Este volume, décimo primeiro da coletânea, é dedicado a uma mulher, a austríaca Lise Meitner. Ela construiu uma brilhante carreira acadêmica, em uma época em que, por lei era proibido às mulheres terem acesso à Universidade Pública em boa parte da Europa. Por diversos períodos trabalhou sem remuneração, ou por ser mulher ou por ser de família judaica e, na época da guerra, ter de fugir da Alemanha, estabelecendo-se em Estolcomo. Apesar disso, como nos contam com sensibilidade e maestria os autores, audácia, persistência e inteligência não faltaram a essa mulher que foi uma das responsáveis pela descoberta da fissão nuclear. Eliane Veit Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
MEMORIA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA
EFACIAR um livro de memórias, de vida social e vivências acadêmicas, por um professor que chegou nesta carreira por vias alquímicas não me pareceu uma tarefa fácil. Foi um desafio retroceder ao dia que cheguei em meus pais e disse “infelizmente não serei mais um farmacêutico bioquímico…, mas serei um professor de química”. Me recordo do olhar incrédulo do meu pai e do olhar vazio da minha mãe, afinal, eu estava caminhando para o último período do curso de Farmácia e a esperança de um filho “doutor” havia decantado. Era um sonho de infância trabalhar em um laboratório de análises clínicas, pois sempre fui fascinado pelos elementos celulares sanguíneos. Como pode existir entes tão simples (ironia) desempenharem funções de defesa, coagulação e transporte de gases? O gosto pelo universo sanguíneo veio de uma sessão cinema que tive na escola, ainda no ensino fundamental. A professora de Ciências passou o filme “Viagem Insólita” (Joe Dante, 1987), cujo enredo se baseia na miniaturização de um submarino que, acidentalmente, é injetado num corpo humano. Nesta viagem, dentro do corpo humano, o personagem principal, pi loto do submarino, é levado por todo o corpo humano por meio das artérias e veias. Foi fascinante. Foi incrível! Era isso que eu queria, conhecer o corpo humano por dentro, claro que não miniaturizado, mas por um microscópio. Voltando ao curso de Farmácia, aquilo não estava me parecendo empolgante. Havia algo ali que não estava dentro do roteiro que eu havia traçado. Minha trajetória começou a ser um reagente limitante logo no segundo ano quando assumi a monitoria de Química Geral e Inorgânica. Os monitores tinham um espaço próprio na universidade: uma sala (pequena) com lousa e carteiras. Eu tinha meus horários fixos e deveria cumprir 8 horas por semana. Naquele momento, minha primeira superfície de contato como “auxiliar do professor” foi o catalisador para uma série de reações (cognitivas), algumas coerentes e outras nem tanto: Se sou um “auxiliar de e para aprendizagem”, não seria necessário repensar uma maneira de ensinar meus colegas de modo que compreendam, e não decorem, os conceitos e conteúdos? Vejam: eu era apenas um aspirante a farmacêutico que nem sabia da existência P 10 MEMÓRIAS DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA de uma área de pesquisa chamada ensino de química que, naquela época, já estava em ebulição com publicações e eventos. Não foi apenas uma singular experiência em monitoria. Vários se mestres nesta função até que um dia a Professora Setsuko Sato (in memoriam) me chamou em sua sala e disse “Você deve ser professor! Você é bom nisso!”. Fiquei sem palavras, mas a semente saiu da dormência. A semente começou a germinar
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Mente, cérebro e educação matemática: evidências para sala de aula
Mente, Cérebro e Educação” é uma perspectiva interdisciplinar que explora as interconexões entre processos cognitivos, mecanismos neurológicos e práticas educacionais para compreender como
os processos mentais e a atividade cerebral influenciam a
aprendizagem e o ensino, visando aprimorar abordagens
educacionais com base em evidências cientificas e promover o desenvolvimento cognitivo e acadêmico. Neste livro, o grupo de estudo e pesquisa “Mente, Cérebro e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará, reúne evidências com potencial impacto para a sala de aula e para a prática e formação de professores que ensinam matemática, nessa interface de saberes. O livro explora dois eixos centrais: a Ciência da Aprendizagem a partir de suas bases e estratégias, e a Saúde Cerebral, com foco na prática da atividade física e estilo de vida. Esperamos que esta obra inspire e contribua com a prática e a formação do professor que ensina matemática, com os
pesquisadores educacionais e com os fazedores de políticas públicas quanto a importância da neurociência cognitiva para a educação matemática.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros