- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Lewis – biografia
Durante cinco anos, começando na primavera de 1929, passei um ou dois meses por ano em Berkeley como professor visitante em física e em química. Nestas prolongadas visitas a Berkeley tive o prazer de conversar com Lewis durante muitas horas, no seu escritório, na sua casa e na sua casa de campo em Marin County. [.] Gilbert Newton Lewis mostrou ele próprio ser um dos maiores químicos do século XX através do seu trabalho em termodinâmica química e noutros domínios, assim como através da sua formulação do princípio básico da ligação química – a ideia de que a ligação química consiste num par de elétrons mantidos juntos por dois átomos. Linus Pauling (1984) Eu fiquei imediatamente impressionado com a combinação de simplicidade e poder no estilo de pesquisa de Lewis e essa impressão cresceu durante todo o período de tempo em que trabalhei com ele. Ele desprezava aparelhos e medições complexos. Adorava experiências simples, mas altamente significativas. E tinha a capacidade de deduzir o máximo de informação, incluindo dados de equilíbrio e energia de ativação, a partir de nossas experiências elementares. Eu nunca deixei de me maravilhar com o seu poder de raciocínio e capacidade de planejar o próximo passo lógico para o nosso objetivo. Glenn Seaborg (1984) Dorothy Hodgkin (1980)
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
LICOES SOBRE MATEMATICAS ELEMENTARES
Tradução, comentários e notas Iran Abreu Mendes Jefferson Leandro R. de Oliveira. LICOES SOBRE MATEMATICAS ELEMENTARES – Ministradas por Joseph Louis Lagrange na Escola Normal Francesa em 1795 Este livro é uma tradução, em linguagem atualizada, do original de Joseph Louis Lagrange intitulado Élementaires Leçons sur les mathematiques, que se encontra no Tomo VII das sua obras reunidas, editadas e publicadas em 1812. Organizado em cino lições correspondentes às aulas ministradas por Lagrange na Escola Normal de Paris, o livro evidencia aspectos didáticos utilizados por Lagrange para abordar princípios e experimentar métodos de ensino de tópicos matemáticos, como Aritmética e àlgebra, principalmente sobre os modelos de resolução de equações a partir do 3º grau. As lições foram distribuídas da seguinte maneira: Sobre a aritmética, que trata das frações e dos logaritmos; Sobre as operações da aritmética; Sobra a álgebra, que aborda a resolução das equações do terceiro e do quarto grau; Sobre a resolução das equaçõe numéricas; Sobre o uso das curvas na resolução de problemas. É admirável o modo como Lagrange trata diversos aspectos da Aritmética e da Álgebra, ao se apoiar em estudos realizados por alguns matemáticos importantes da nossa história. Iran Abreu Mendes
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Linguagem e Educação Matemática
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (GELIM) completou dez anos em 2016 e em celebração promoveu o I Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática(ISENALEM) que ocorreu nos dias 5,6 e 7 de Dezembro de 2016 na Universidade Federal do Pará. Este livro é uma compilação de textos referentes a temas de minicursos, palestras, participações em mesas redondas etc., por nós selecionados no evento, onde se tem um histórico do GELIM. filosofia da matemática de Wittgenstein, Alfabetização Matemática, tradução na matemática, a importância de ler e escrever em matemática, as relações entre matemática e língua portuguesa, filosofia da linguagem e matemática e ainda a inclusão de alunos surdos, uso de tecnologias, gestos ostensivos no ensino, o uso de materiais didáticos, a linguagem algébrica, a linguagem do professor e sua influência na aprendizagem de seus alunos. Esperamos que este livro possa suscitar e/ou aprofundar reflexões sobre matemática, educação e linguagem, apontando caminhos nessa tarefa árdua que é ensinar matemática, e onde a linguagem possa começar a encontrar seu lugar de protagonismo. Desejamos uma boa leitura.
Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Literatura e Cinema no Ensino de Física: Interfaces entre a Ciência e a Fantasia
Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores. O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais. Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe dê segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo científico, como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis, como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos, há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafios do século XXI, se colocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciência.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
LogAritmos Números da Razão: Enfoques Históricos, Epistemológicos e Escolares
A partir de uma pesquisa sobre o desenvolvimento histórico-epistemológico dos logaritmos para a Educação Básica e para cursos de licenciatura em Matemática, destacando que nessa abordagem as noções de logaritmos podem ser abordadas em uma conexão que focalize três aspectos conceituais do tema: o aritmético, o geométrico e o algébrico-funcional. A proposta dos autores leva em consideração a importância decisiva dessa conexão conceitual para que o professor possa compreender e explicar tal assunto na escola. Espera-se que o tema abordado não tenha apenas a função de complementar, mas que possa oferecer uma ampliação significativa aos estudos dos conceitos, propriedades e relações, detalhando como foram desenvolvidos historicamente os logaritmos, seu significado conceitual, suas aplicações e contextualizações além de algumas atividades que poderão ser usadas em sala de aula.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Louis Pasteur da química à microbiologia
Baseado em estudos acadêmicos realizados pela autora em sua formação como historiadora da ciência, este livro aborda e analisa fatores e indícios encontrados por Pasteur em seus estudos de cristalografia que o levaram até a teoria microbiana das doenças. O livro faz parte da série “Temas em História da Ciência” que complementa o livro “História da Ciência para formação de professores”.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Magnetismo Molecular
Este livro é o 10º volume da coleção Tópicos de Física publicada em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF). Os novos processos de síntese em Química nos abrem um novo mundo de pesquisa; novos e surpreendentes materiais nunca antes encontrados na Natureza podem agora ser sintetizados e, como maravilhosa consequência, observamos uma série de fenômenos físicos nunca antes imaginados. Dentre estes inúmeros novos materiais estão os Magnetos Moleculares, objeto de discussão deste livro e com propriedades magnéticas que, muitas vezes, são reflexos do comportamento quântico destes materiais. Além da maravilhosa experiência de explorar algo novo, os modelos teóricos que descrevem o comportamento magnético destes materiais são, na maioria das vezes, solúveis analiticamente, o que nos permite conhecer em detalhes os mecanismos físicos que regem estes materiais. Ainda, em paralelo ao interesse acadêmico deste assunto, estes materiais possuem uma série de propriedades que são promissoras de serem utilizadas em dispositivos tecnológicos, como em computadores quânticos, gravação magnética, efeito magnetocalórico, spintrônica e muitos outros dispositivos. Este volume fará uma viagem pelo mundo dos magnetos moleculares, desde a descrição estrutural destes materiais até o estado da arte da pesquisa. Seja bem vindo.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Malba Tahan : Episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem
Este livro é resultado de uma pesquisa realizada com esmero e escrita com o sentimento da alma. Moysés Siqueira seguiu as pistas deixadas pelo autor d’O homem que calculava em seus arquivos pessoais e mergulhou em seu universo documental e biográfico; sentiu a ambiência da estética tahaniana nos lugares que visitou; consultou fontes secundárias para recompor os liames da obra de Malba Tahan e, assim, compreender a construção do autor-personagem, criado pelo carioca Júlio César de Mello e Souza no limiar do século XX.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
MALBA TAHAN EM SALA DE AULA – vol. 5
A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Os autores apresentam possibilidades para a prática docente em Matemática a partir das contribuições didático-pedagógicas de Malba Tahan – o brasileiro Júlio César de Mello e Souza (1895 -1974) publicadas na Revista Al-Karismi e em outras obras. Esses resultados de pesquisas estabelecem diálogos e reflexões sobre os discursos pedagógicos de Malba Tahan, guiados pela sua obra Didática da Matemática. As possibilidades didáticas identificadas em obras de Malba Tahan suscitam as relações entre passado-presente na educação matemática.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS E DA ÁGUA
ideia de organizar um livro sobre ‘Manejo e conservação de solo e água’ surgiu durante a realização de um curso de formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) sobre manejo ecológico e conservação dos solos e da água, coordenado por um grupo de professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com o apoio financeiro do CNPQ (Edital:MCT/CNPq/MDA/SAF/Dater N033/2009). A principal meta do curso foi a qualificação de profissionais das Ciências Agrárias, de nível médio e/ou superior, vinculados a entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural governamental ou não governamental, que atuam com agricultores familiares e que estão credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Nesta perspectiva foram realizados três curso de formação, em que se capacitou cerca de 90 profissionais de ATER que atuam no Estado do Rio Grande do Norte. A proposta de realização do curso, bem como a construção do livro, buscou superar a visão homogeneizadora e depreciativa do campo, implicando na formação de um conhecimento voltado para um projeto de desenvolvimento para os povos do campo baseado em métodos educativos voltados para a sua inclusão e emancipação. Os dozes capítulos do livro são as contribuições científicas e pedagógicas dos instrutores dos módulos de aprendizagem do referido curso e, inclui, também, relatos e experiências dos alunos profissionais de ATER, registros fotográficos de aulas de campo e saberes populares de agricultores (as) familiares. Os capítulos baseiam-se em princípios sistemáticos de sustentabilidade agrícola em bases ecológicas, visando a sua formação técnica, humanista, política e social, comprometida com a transformação da realidade dos povos do campo. Sumário I Pedologia: Reconhecendo o ambiente 19 1 Geologia e mineralogia 21 1.1 Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21 1.2 Processos geológicos . . . . . . . . . . .
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Marie Curie e o ensino de ciências
Este livro foi elaborado pela pesquisadora Beatriz Horst como parte do Produto Educacional para o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.
O Produto Educacional desenvolvido tem como objetivo orientar a reprodução da ação formativa desenvolvida pela pesquisadora. A ação foi intitulada Oficina Marie Curie e o Ensino de Ciências e teve como foco a formação continuada de professores/ as de Ciências de 9º ano do Ensino Fundamental e/ou professores/ as de Física e de Química do Ensino Médio. A delimitação dos/ as participantes da ação foi feita a partir da identificação de conceitos científicos de Ciências, de Física e de Química previstos para a Educação Básica segundo a Base Nacional Comum Curricular,
Já o livro Marie Curie e o Ensino de Ciências apresenta parte da pesquisa realizada pela pesquisadora para o Trabalho Final de Graduação em Física Médica, pela Universidade Franciscana, assim como apresenta parte da pesquisa realizada para o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, também pela Universidade Franciscana.
Espera-se que esse material contribua na compreensão dos conhecimentos abordados e ficamos à disposiçãopara discutir, aprimorar ou realizar novas pesquisas e propostas relacionadas à formação continuada de professores/as especializada nas temáticas Mulheres na Ciência, Relações de Gênero e Noções de Radio-atividade tomando como base a vida e obra de Marie Curie e suas aplicações na Educação Básica.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Marie Curie Imagens de outra face
Marie Sklodowska Curie foi uma pioneira na Ciência, uma vida repartida entre a angústia, a glória e a tragédia. O Rádio e o Polónio saíram das suas mãos. À radioactividade devotou a vida. Depois de Marie Curie foi mesmo preciso olhar a integração da mulher na sociedade sob um desígnio completa-mente inovador. Marie Curie, de origem polaca, estudou na Sorbonne (Paris), Física e Matemática. E na Sorbonne se doutorou. E nela foi professora. Recebeu dois Prémios Nobel, da Física em 1903 e da Química em 1911. A primeira mulher. Mas, quer na sua vida, quer na sua obra existe um lado oculto e ocultado. Imagens de outra face… Saberemos nós que Marie nem nomeada fora para o primeiro Prémio Nobel? E teria sido o segundo Prémio Nobel atribuído em virtude de uma investigação inovadora? Não terá esta mulher, que tantos estudos empreendeu sobre a radioactividade, mal interpretado os perigos da sua utilização? Conheceremos a sua generosa e activa participação na Grande Guerra? Seria esta “femme en noir”, um coração fechado para o amor? Marie Curie foi filha, irmã, mãe, esposa, amante, venceu preconceitos e transcendeu convenções. Não foi uma mulher perfeita; nem, porventura, uma cientista perfeita. Mas estava muito próximo de o ser e era notável. Índice: Introdução 1 Prémio Nobel da Física – 1903 2 Pierre Curie 3 Paul Langevin 4 Prémio Nobel da Química – 1911 5 O Rádio 6 Marie e Irène 7 O Instituto do Rádio 8 Descendência 9 Marie em discurso directo 10 Retrato Cronologia Bibliografia A AUTORA: Raquel Gonçalves-Maia é química por formação e renascentista por vocação. Trabalha a Ciência, a História da Ciência e a Filosofia da Ciência. Desenha pontes entre a Ciência, a Arte e a Literatura. Divulga
Ou 3x de R$14,67 s/ juros