NARRANDO HISTÓRIAS DE UNIVERSOS PARALELOS

R$33,00 R$26,40

Os donos do planeta são como cometas, um dia passam e nada fica
como rastro. Os donos do planeta
são como vampiros, um dia faltará sangue suficiente para matar sua sede. Um dia, inevitável
para qualquer ser vivente…, as estacas da irmã
morte darão o abraço final. Os donos do planeta são como as ervas daninhas, um dia serão arrancadas do jardim do Éden.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

NARRANDO HISTÓRIAS SEM LINHA NEM CARRETEL

R$33,00 R$26,40

Os donos do planeta são como cometas,
um dia passam e nada fica
como rastro. Os donos do planeta
são como vampiros, um dia faltará sangue suficiente
para matar sua sede. Um dia, inevitável
para qualquer ser vivente…, as estacas da irmã
morte darão o abraço final. Os donos do planeta
são como as ervas daninhas, um dia serão
arrancadas do jardim do Éden.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Narrativas e história oral: possibilidades de investigação em educação matemática

R$33,00 R$26,40

Este Livro tem como objetivo criar espaços de discussão e exercícios acerca das narrativas e história oral e de suas potencialidades para a pesquisa e para a formação de professores de Matemática, a partir do pressuposto de que estudar as narrativascomo possibilidades de investigação em Educação Matemática significa, dentre outros aspectos, discutir a constituição intencional de fontes históricas via narrativas orais.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Narrativas sobre história da educação matemática na/ para a formação de professores

R$38,00 R$30,40

Este livro propõe um diálogo entre diferentes manifestações narrativas sobre matemática e educação matemática a partir do tema estratégias de cálculo, advindas de diferentes comunidades de memória: a dos próprios participantes, a de textos memorialísticos, a de textos didáticos, a de pesquisadores e a de professores de matemática, atualmente, em serviço. Ressalta-se que a problematização histórica de aspectos ligados à formação e à atuação docentes facilita a ampliação ou reconstrução do senso de tomada de decisão em situações de ensino de matemática ou do cotidiano escolar por futuros professores.

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

Nascimento e Desenvolvimento de Ciência Moderna e seus Desdobramentos para a Contemporaneidade

R$66,00 R$52,80

Com a preocupação de fornecer um processo de formação docente que não fosse simplesmente instrumental, cientificista ou mesmo relacionado à mera produção de materiais didáticos, a disciplina intitulada Bases Epistemológicas da Ciência Moderna (BECM), matéria obrigatória do projeto de formação Nascimento e desenvolvimento da Ciência e seus desdobramentos para a contemporaneidade, ministrado por docentes da UFABC para a formação continuada de professores da Prefeitura Municipal de São Paulo, forneceu a base conceitual para o curso em questão e, assim, utilizou como fio condutor um ideal de formação interdisciplinar, temático, anti-positivista e utilizou como ferramentas privilegiadas a História da Filosofia e a História das Ciências, enfatizando em especial os seus âmbitos epistêmicos. Hoje em dia é muito comum os cursos de formação de professores no Brasil fornecerem uma ênfase no aspecto pragmático do conhecimento, não considerando as discussões de cunho teórico e, principalmente, de natureza epistemológica. Ora, esse modelo de racionalidade traz consigo uma concepção de formação tecnicista e utilitária em que a ênfase recai nos seus aspectos pragmáticos, ou seja, na resolução de problemas imediatos ligados ao cotidiano escolar. Nesse sentido, ela se constitui mais como uma proposta de instrumentalização da prática dos docentes, mas não propriamente de um processo de formação e capacitação. No entanto, e esse é um dos problemas fundamentais dessa perspectiva formativa, não se considera a própria indissociabilidade entre teoria e prática no interior da atividade docente, e, portanto, ignora-se também que toda a cultura está vinculada historicamente a seu ambiente econômico, político e social, e, por consequência, a origem histórico-filosófica dos conceitos utilizados nas disciplinas pelas quais são responsáveis. Luciana Zaterka

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Natureza da ciência e do saber fazer da comunidade contextualizada por narrativas híbridas

R$38,00 R$30,40

A elaboração da coleção “Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências” está inserida em um cenário de política educacional nacional que valoriza a formação de professores a partir de valores sociais pertinentes aos Direitos Humanos. Esse entendimento se fortaleceu no Brasil como política de Estado a partir da Constituição de 1988 e, posteriormente, a partir da construção dos Programas Nacionais de Direitos Humanos – PNDH (BRASIL, 2003) e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH (BRASIL, 2006), nos quais a Educação em Direitos Humanos é compreendida como um processo que articula três dimensões: a) conhecimentos e habilidades: compreender os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivar o exercício de habilidades na vida cotidiana; b) valores, atitudes e comporta mentos: desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos; c) ações: desencadear atividades para a pro moção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos. Em 2012, o Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Nacionais para a Edu cação em Direitos Humanos(BRASIL, 2012), reforçando em seu artigo 4º que a Educação em Direitos Humanos possui como base a afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade e a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, cultural e político. Por fim, destacamos que em 2015, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos profissionais do Magistério da Educação Básica (BRASIL, 2015) reafirmaram o compromisso dos professores da Educação Básica e Superior com a Educação em Direitos Humanos, considerando-a como uma “necessidade estratégica na formação dos profissionais do magistério e na ação educativa em consonância com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos”. Tendo em vista esse cenário, imaginamos que a criação desta coleção possa proporcionar aos investigadores(as) da área de Educação em Ciências a publicação de suas pesquisas e indagações fomentando diálogos a partir das seguintes questões: 1. Educação em Direitos Humanos na formação e na prática de professo res de Ciências; 2. Questões étnico-raciais na formação e na prática de professores de Ciências; 3. Sexualidades na formação e na prática de professores de Ciências; 4. Saberes tradicionais e científicos na formação e na prática de professores de Ciências; 5. Questões de Gênero na formação e na prática de professores de Ciências; 6. Cultura e Território na formação e na prática de professores de Ciências; 7. Estudos decoloniais na formação e na prática de professores de Ciências. Aguardamos suas contribuições e vamos juntos construir uma Educação em Ciências mais humanizada. Feita por pessoas e para as pessoas – todas elas.
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Glória Regina Pessôa Campello Queiroz

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

No Avesso do Paraíso – vida clandestina no tempos dos generais

R$60,00 R$48,00

O livro conta histórias de um mundo paralelo habitado por jovens que optaram pela vida clandestina entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1980, um dos períodos mais cruéis do regime militar. Moças e rapazes preparados e talentosos deixaram uma vida de conforto e bons salários para seguir seus ideais, confiantes no triunfo da causa socialista. Os clandestinos retratados no texto partiram para a luta não armada. Assumiram uma nova identidade e nos bairros, nas fábricas, nas igrejas e nos clubes de periferia buscaram organizar o povo, num trabalho de formiguinhas que, embora longe do front da guerrilha, era também sujeito ao risco de vida. Abordando a infância e a formação de seis depoentes, este livro-reportagem faz um apanhado vida brasileira nos anos 1950. Narra a “conversão” dos entrevistados ao socialismo e sua entrada na militância na ebulição dos anos 1960, que inauguram o ciclo dos generais-ditadores. E trata da passagem para a clandestinidade na sombria década de 1970. Esse espaço fechado representou uma ruptura não só na rotina de vida, mas também nas ambições e sonhos pessoais. Quando voltaram à plena visibilidade, muitos anos depois, os militantes encontraram uma realidade diferente, a qual foi penosa se adaptar. Permeado por quadros, distribuídos entre os capítulos, o livro busca situar o leitor no contexto nacional e internacional daqueles anos. Entre outros, destacam-se temas como a rebeldia jovem e as transformações nos costumes, as revoluções políticas de cunho direitista e esquerdista, o papel da igreja católica na cena militar brasileira e um panorama das ditaduras em vários países da América do Sul.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Noções básicas de Epistemologias e Teorias de Aprendizagem

R$77,00 R$61,60

Este livro é voltado para o ensino de ciências, para a sala de aula, para a ação docente. Vários exemplos são de ensino de Física, mas a proposta é que sirva de subsídio epistemológico, teórico e prático também para outras áreas.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Noções de Quimica Forense

R$44,00 R$35,20

Embora contenha a descrição das técnicas de análise usualmente aplicadas em Química Forense, esse não é um livro técnico de introdução ao tema. Destina- -se a todos aqueles que, com formação acadêmica a partir do Ensino Médio, tenham interesse pelo assunto. Esse trabalho tem início com a parte histórica, que revelou a importância da Química nos processos de investigação criminal, descreve objetivamente as técnicas analíticas principais empregadas em Criminalística, põe em evidência a tarefa desempenhada pelo químico forense e finaliza com sugestões de experimentos simples para que estudantes da Educação Básica percebam a importância da Química Forense e se interessem em estudá-la. O objetivo é auxiliar o entendimento desse tema, tão importante em nossos dias, estendendo-o a todos os interessados em buscar uma justiça real para com as vítimas inocentes de violência, em todas as suas manifestações.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Nós, Professores Brasileiros de Fisica do Ensino Médio , estivemos no CERN

R$88,00 R$70,40

Este livro mostra o importância e o impacto do Programa de Valorização do Magistério da Capes. O programa tem permitido que os docentes façam uma imersão no dia a dia do CERN, ajudando-os a se valorizar pessoal e profissionalmente para que possam desenvolver as suas atividades com qualidade. O livro está organizado em torno de cinco momentos: Localizando o CERN e a sua importância. a Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa e a Escola de Física CERN; a preparação dos professores selecionados para participarem da Escola de Física CERN; a semana de curso no CERN e a difusão da experiência vivenciada após o retorno ao Brasil. Repleto de fotografias, a maior parte delas tirada pelos próprios participantes dentro do próprio CERN, os textos deram voz aos professores e professoras que, de forma envolvente, descreveram impressões e sensações dessa sua experiência em participar da Escola de Física CERN.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Nossos Caminhos no ensino de Ciências

R$55,00 R$44,00

APRESENTAÇÃO

Conceição Barbosa Lima e Deise M. Vianna

Nos nos reunimos neste livro, através de nossos documentos memoriais para o concurso de provimento para a categoria de professores titulares em nossas respectivas instituições para além de dar conhecimento do que fizemos ao longo de nossa vida acadèmica a um publico mais amplo do que aquele que compareceu na seção de defesa, também ter a pretensão de deixar estes textos como um legado para os que virão depois de nós.

Para introduzir nossos leitores a este livro que acabamos de elaborar, apresentando-o ao público, convidamos o professor doutor Edu- ardo A. Terrazzan, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul que nos brindou com um texto agradável, de fácil leitura e que mostra um resumo de cada um dos escritos dos autores deste trabalho.

Esta ideia está longe de ser exemplar, mas de ser estímulo a uma continuação sem continuidade, a uma continuação renovada, mais curiosa, mais ousada, mais pretensiosa. Uma continuação que seja ela mesma uma ruptura com nossos mal feitos, uma mudança de direção, uma renovação sobre os caminhos que trilhamos neste início de século.
Certamente aqui o leitor encontrará histórias de vida de pessoas exemplificando algum trajeto, dificuldades superadas na formação aca- dêmica ou ainda, dúvidas exemplificadas que deram origem a métodos e meios de trabalhos docentes e de pesquisa.
Cada um de nós é único e assim é sua vida aqui retratada para alcançar o degrau máximo da carreira docente em cada uma de nossas instituições de ensino superior. Aí estão gravados sucessos, grupos, caminhos, que esperamos possam ser de justa valia para aqueles que pretendem prosseguir no magistério superior até o final da carreira.
Nas próximas páginas você poderá ler as histórias de vida de dez profissionais, seis da área da Física, dois da Biologia, um da Química e uma da Pedagogia. Esperamos que você tenha uma boa leitura.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Notas Dissonantes

R$99,00 R$79,20

Em 586 notas ou seções, temas como ciência, filosofia, universidade, internet e Brasil são discutidos com seriedade e humor. Da morte de Deus da filosofia nietzschiana à cosmologia eterna einsteiniana, sem um big bang, do mundo quântico aos buracos negros, passando pela modernidade digital e o esva- ziamento dos valores, as notas caminham do cósmico ao humano e do sublime ao vulgar. O livro é, no final das contas, sem álgebra alguma, um movimento do “universal” ao particular vivido pelo autor nesta terra chamada Brasil.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros