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Reflexões sobre a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Santo André
Este volume faz parte de uma coleção de 6 (seis) livros que apresentam alguns dos trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Ciência e Tecnologia, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) para professores da Secretaria Municipal de Educação de Santo André – SP, durante os anos de 2015 a 2017. Os livros foram formatados pela reunião de trabalhos relacionados à uma mesma temática, tais como o Ensino Infantil, o Ensino de Jovens e Adultos, o Currículo Escolar, a Neurociência, questões de Gênero e de novas Tecnologias para a educação. Os trabalhos elaborados refletem como os alunos, que são “professores-alunos”, aplicaram os conceitos apreendidos ao longo do curso em suas experiências diárias em sala de aula. Também, refletem como conteúdos discutidos ao longo do curso se relacionam com o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação de Santo André – SP na época da oferta do curso.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Reflexões sobre Formação de Professores e Educação Quimica : Contribuições de um programa de pós-graduação em quimica
Este livro apresenta ações e reflexões focadas na formação do professor de Química e de Ciências, tanto inicial quanto continuada. As temáticas abordadas são variadas abrangendo Interdisciplinaridade,História da Ciência, Espaços não Escolares, Educação Ambiental, Saberes docentes, abordagens CTS dentre outros.
Ou 3x de R$27,33 s/ juros
Reflexões Sobre Historiografia e História da Física no Brasil
Este livro é o 5º volume da coleção Tópicos de Física publicada em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF). Estas notas, em formato conciso, concebidas no espírito desta coleção, trazem reflexões dos autores sobre a história e a historiografia da física no Brasil. Não é livro de certezas. Apresenta, sim, ao leitor, dúvidas, omissões e lacunas que devem ter o peso das primeiras, por indicarem caminhos que podem (e devem) ser trilhados em terreno tão recente e inexplorado – assim, o subtítulo desta obra poderia ser ‘O que sabemos, não sabemos, mas deveríamos saber’ sobre a história da física neste país. Ao final, o leitor encontrará lista de questões que poderá servir como guia de discussões dos assuntos aqui tratados, bem como levantamento sobre o que se publicou sobre o tema até recentemente. Por fim, os autores depositam esperança de que estas reflexões – que devem ser vistas apenas como estímulo para que tal história venha a ser escrita – sejam úteis em sala de aula, como introdução de estudantes de graduação e pós-graduação a esse fascinante tema histórico.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Reflexões sobre o Ensino de Jovens e Adutos na Rede Municipal de Ensino de Santo André
Este volume faz parte de uma coleção de 6 (seis) livros que apresentam alguns dos trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Ciência e Tecnologia, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) para professores da Secretaria Municipal de Educação de Santo André – SP, durante os anos de 2015 a 2017. Os livros foram formatados pela reunião de trabalhos relacionados à uma mesma temática, tais como o Ensino Infantil, o Ensino de Jovens e Adultos, o Currículo Escolar, a Neurociência, questões de Gênero e de novas Tecnologias para a educação. Os trabalhos elaborados refletem como os alunos, que são “professores-alunos”, aplicaram os conceitos apreendidos ao longo do curso em suas experiências diárias em sala de aula. Também, refletem como conteúdos discutidos ao longo do curso se relacionam com o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação de Santo André – SP na época da oferta do curso.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Reflexões sobre o Ensino Infantil na Rede Municipal de Ensino de Santo André
Este volume faz parte de uma coleção de 6 (seis) livros que apresentam alguns dos trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Ciência e Tecnologia, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) para professores da Secretaria Municipal de Educação de Santo André – SP, durante os anos de 2015 a 2017. Os livros foram formatados pela reunião de trabalhos relacionados à uma mesma temática, tais como o Ensino Infantil, o Ensino de Jovens e Adultos, o Currículo Escolar, a Neurociência, questões de Gênero e de novas Tecnologias para a educação. Os trabalhos elaborados refletem como os alunos, que são “professores-alunos”, aplicaram os conceitos apreendidos ao longo do curso em suas experiências diárias em sala de aula. Também, refletem como conteúdos discutidos ao longo do curso se relacionam com o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação de Santo André – SP na época da oferta do curso.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Relações Étnico-raciais para o Ensino Fundamental
Este 11°livro faz parte do ciclo de debate sobre a Temática Formação de Professores e Relações Étnico-raciais e constitui uma parceria entre a Editora Livraria da Física, de São Paulo, sob a direção editorial de José Roberto Marinho, e o Núcleo Gera, sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará, sob a nossa coordenação. A proposta de editar uma coleção para divulgar temas importantes na educação brasileira na contemporaneidade surgiu da demanda dos resultados das pesquisas, dos cursos realizados e, sobretudo, dos indicadores nacionais, especialmente aqueles relacionados à ausência de material qualificado para a abordagem da temática referida e acessível aos professores da Educação Básica e aos cursos de Licenciatura. Ademais, após a promulgação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, urge a necessidade de ampliação das discussões que reflitam, consubstancialmente, a temática na perspectiva da diversidade e da formação. Consoante a esse propósito, esta Coleção objetiva contribuir para o fortalecimento no campo da formação de professores e relações étnico-raciais no Brasil.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Relações étnico-raciais, formação de professores e currículo
Os avanços nas pesquisas cientificas no campo da educação acerca das matrizes culturas africanas e indígenas no Brasil ganharam novos contornos a partir da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 na escola. Foi a partir delas que o ensino de história e cultura afro-brasileira, abarcando a história e a cultura da África e das populações indígenas, passou a figurar nos currículos escolares. Contudo, a produção intelectual gestada sobre o tema reflete de modo tímido nas práticas pedagógicas, nas orientações curriculares da educação básica e na formação de professores. A não implementação desses marcos legislativo nas instituições escolares reforça um currículo eurocêntrico, que não contempla a diversidade étnico-racial e cultural brasileira na salda de aula. Os ensaios apresentados neste livro problematizam e refletem acerca da abrangência do sentido de formar professores para o enfrentamento das relações étnico-raciais na escola, uma vez que descolonizar o pensamento e problematizar as ideologias presentes nos artefatos culturais materiais como o livro didático, constituem-se em bifurcações estruturais para operar alterações curriculares significativas na educação brasileira neste século XXI. Sumário Abertura……………………………………………………………..9 Apresentação…………………………………………………….11 Descolonizando histórias de África, culturas africanas e da diáspora………………………………………17 Maria Antonieta Antonacci Relações raciais, currículo e prática pedagógica na formação superior: olhar de dentro para fora……….47 Candida Soares da Costa, Ozerina Victor de Oliveira O ensino da História e cultura africana e afro-brasileira no Brasil e da história e cultura africana e local em Moçambique: desafios e possibilidades……………….75 Kátia Regis A formação de professores na fronteira: curríc
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
RELATOS DE MEMÓRIAS – A Trajetória Histórica de 25 anos da SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA(1988 – 2013)
A Diretoria Nacional Executiva da SBEM, gestão 2010-2013, tinha a intenção de desenvolver um projeto institucional voltado para a recuperação, preservação e difusão da memória da trajetória de constituição e consolidação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, fundada em 27 de janeiro de 1988. O lançamento deste livro deve, portanto, ser compreendido como parte de um projeto maior, voltado para a preservação da memória de nossa Sociedade, a partir de um plano de ação amplo e arrojado, coordenado pela historiadora e autora desta obra, Nancy Campos que, à frente do trabalho de implantação de um Centro de Memória Institucional da SBEM, vem incentivando entre nós o desenvolvimento do espírito de preservação de nossa história.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Repensar a Educação 40 anos após “Vigiar e Punir”
No ano de 2015 completam-se 40 anos da aparição de Vigiar e Punir. A obra de Michel Foucault conta com mais de 40 reedições no Brasil. O texto representa um marco teórico- analítico para a grande área das humanidades. Tanto é que os mais distintos campos de saberes, tais como a história, o direito, a psicologia, as ciências sociais, a antropologia social, a educação, a medicina, para citar apenas alguns exemplos, por afinidade de pensamento ou por contraposição, tiveram de fazer, e ainda o fazem, vários “acertos de conta” com as teses acerca da analítica e das técnicas de poder que, ao cabo, situaram a contemporaneidade na irrecusável articulação produtiva de subjetividades derivadas da sociedade disciplinar. Essa mesma sociedade disciplinar, para Michel Foucault, passou a ser a grande sombra a acompanhar, como ele sublinhava, os menores desvios de cada indivíduo, produzindo uma farta institucionalização de saberes complexos, dispersos e ao mesmo tempo coerentes com os múltiplos dispositivos disciplinares. Com efeito, a nossa história seria a de uma sujeição interminável às microfísicas de poder; à economia positiva de um poder a produzir saber, e vice-versa, investindo sobre os homens que devem ser “vigiados, treinados, corrigidos”, mas também sobre “os loucos, as crianças, os escolares, os colonizados, sobre os que são fixados a um aparelho de produção e controlados durante toda a existência”. Escola e Educação: 40 anos após Vigiar e Punir tem por objetivo avançar na atualização da produção de conhecimento que, de um lado, considera as teses foucaultianas dispostas nesta obra como eixo imprescindível para se pensar a escola e a educação no contexto da sociedade disciplinar e pós-disciplinar, ou sociedade de controle. De outro lado, trata-se de repensar como Vigiar e Punir desdobra-se na continuidade do pensamento de Michel Foucau
Ou 3x de R$40,33 s/ juros
Resíduos: classificação e tratamento
Este livro traz pequena contribuição ao tema, meio ambiente e resíduos, no momento em que a nova legislação e a vigorosa atuação do Ministério Público Federal induz à busca de soluções para os catastróficos problemas ambientais para os resíduos gerados pela sociedade. A atuação nessa área teve início ainda nos anos ’90, com o estudo das então tecnologias inovadoras para o tratamento de resíduos perigosos. Estes estudos iniciais foram desenvolvidos pelos professores Altair Souza de Assis e Carlos Augusto de Azevedo, que trabalhando em diversas cooperações internacionais na área de plasma, perceberam o enorme potencial que se descortinava àquela época para o tratamento de problemas ambientais, com tecnologias de última geração. Em que pese a elaboração de alguns projetos visando o desenvolvimento dessas tecnologias, a mudança paradigmática pretendida não chegou a ocorrer. Isso se deve ao fato da sociedade não ter se conscientizado dos riscos que corre pelo não enfrentamento desse problema. Quando se propõem soluções definitivas, baseadas na ciência moderna e tecnologicamente amadurecidas, percebemos que o temor da inovação, o medo de perder um pouco ainda que seja para ganhar muito impede tal transformação. Lamentamos, portanto, que tenhamos que conviver, ainda por muito tempo com graves problemas ambientais, quando as soluções definitivas nos estão ao alcance das mãos. Fica assim consolidada esta contribuição para aqueles que desejem conhecer um pouco mais sobre resíduos, seus problemas, soluções possíveis e a legislação pertinente.
Ou 3x de R$40,33 s/ juros
Resistir reexistir Reinventar II Pedagogias decoloniais em diálogo com o Sul Global
Este livro parte de diálogos que envolvem a educação e suas perspectivas insubmissas em contextos da Ásia, África, América Latina, Oceania e Europa, fruto de nosso projeto de internacionalização Repositório de Práticas Interculturais (RePI). Busca a pluralidade como estratégia fundamental para a construção de ideias e debates que interessam à educação científica e tecnológica com horizonte decolonial. Nesse caminho, muito mais do que respostas acerca dessa educação, o livro busca trazer reflexões, experiências e possibilidades de ampliação das atuais discussões, tanto no que se refere à pesquisas acadêmicas, quanto em relação ao ensino. Intencionamos que os textos apresentados aqui constituam possibilidades de anúncios de formas de (re)existir em um mundo repleto de desigualdades e injustiças. Mais do que nunca é preciso reinventar nossos modos de produzir conhecimentos e ações, num mundo pluriversal.
Ou 3x de R$44,00 s/ juros
Resolução de Problemas nos anos iniciais do ensino fundamental
Os problemas foram cuidadosamente selecionados e analisados para o trabalho do professor na sala de aula como perspectiva metodológica de ensino que auxilia siginificativamente na construção de conhecimentos matemáticos. Ao trabalhar com os problemas desta obra com seus alunos, o professor perceberá que “Resolução de Problemas” é mais um caminho para “fazer matemática” na sala de aula.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros