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O Sapateiro que foi além das chinelas
O autor conta nesta autobiografia as dificuldades pelas quais passou em sua infância e juventude, como sapateiro pobre, tendo abandonado a escola ao concluir o ensino primário. A decisiva influência de um amigo, Mauro Favaron, estimula-o a voltar aos estudos, nos quais mostra notável desempenho e ganha uma bolsa de estudos do então prefeito de Neves Paulista, Olavo Fleury, permitindo-lhe cursar física na USP, São Paulo. Ao graduar-se no final de 1964, troca o trabalho no Banco do Brasil pela UNESP/Araraquara, iniciando sua carreira docente. Em 1972 segue para a UFPB, retornando à USP em 1976 para realizar seu doutorado. Concluído o doutorado, retorna à UFPB, onde se aposenta em 1994, quando se torna professor visitante da USP tanto em São Carlos quanto em São Paulo. Em 1998, passando a professor titular da UFG, trabalha na criação do programa de doutorado em Física que se inicia em 2008. Orientou diversos estudantes por onde passou, formando uma escola em que a Física foi sempre temperada pelas inúmeras histórias aqui narradas, que servem de exemplo e estímulo aos jovens e, ao levá-los a revisitar o passado, os motiva também a construir seus futuros. Miled H. Y. Moussa
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
O sentido da matemática e a matemática do sentido
O livro “O sentido da matemática e a matemática do sentido – aproximações com o Programa Etnomatemática” possibilita aos pesquisadores, professores, alunos de graduação e de pós-graduação um novo olhar para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos escolares. Atualmente, o sentido da matemática é nulo ou quase nulo aos olhos dos alunos, que não veem utilidade naquilo que aprendem. O intuito desse livro é apresentar a matemática do sentido enveredando- se pela psicologia educacional, trazendo a aprendizagem significativa conjuntamente ao Programa Etnomatemática como caminhos de encontro entre o ensino, a aprendizagem e a cultura, afetando os alunos com tonalidades agradáveis para o desenvolvimento do desejo em aprender os conceitos matemáticos escolares. Nessa lógica, é introduzida uma nova dimensão ao Programa Etnomatemática: a dimensão afetiva, inspirada na teoria walloniana que aborda a pessoa completa e que se utiliza das relações proporcionadas consigo, com os outros e com o mundo.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
O SPIN – O momento Supremo de Paul Ehrenfest
Nesse livro, o professor Jader Benuzzi Martins nos apresenta, como em outros textos de sua autoria, a exemplo de As Grandes Damas da Física e da Matemática, a vida pessoal e as atribuições de outros grandes físicos teóricos mais originais do início do século XX, Paul Ehrenfest. Além das contribuições de outros físicos contemporâneos de Ehrenfest, o livro mostra o incentivo e a recomendação de Ehrenfest, em 1924, ao trabalho de dois de seus jovens assistentes para a introdução do conceito de spin e, consequentemente, para o esclarecimento do princípio de Pauli, o qual fundamenta a própria tabela periódica dos elementos químicos. Do mesmo modo que o conceito de tensões em um sólido deu origem à definição de grandezas tensoriais, o conceito de spin do elétron nos levou também a um novo tipo de grandeza, que não é representada por um vetor nem por um tensor, mas por um novo tipo objeto matemático, o espinor, O professor Jader, um dos pesquisadores que influenciaram minha formação científica no CBPF, ressalta, assim, o importante papel de Ehrenfest na criação do ambiente no qual ocorreu o desenvolvimente do conceito de spin. Vitor Oguri
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
O TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
livro é apresentado, referenciais que relacionam o teatro de temática científico com a ciência e a arte. Logo, em seguida, apresentamos
algumas reflexões, sobre educação, trabalho e teatro,
dialogando com István Meszáros, Pierre Bourdieu e
o educador Paulo Freire. As reflexões, também, irão
buscar responder algumas questões: o que é o teatro
de temática cientifica? Como fazer? E por que fazer?
Apresentam-se alguns grupos de teatro de temática
científica em Universidades brasileiras, práticas de
formação de professores de química e fecha a escrita
disponibilizando scripts construídos de modo colaborativo
com temáticas pertinentes ao ensino de de Química.
Este livro não se destina somente aos professores
de Química, mas também pode ser um suporte para
todos os professores de Ensino de Ciências que se interessem pela temática.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
O Telescópio na magia natural de Giambattista della Porta
Através de um ziguezague que nos prende e nos encanta, somos levados, neste livro, a um território pouco explorado, onde a magia natural e a nova cência conviveram, entre o Quinhentos e o Seiscentos, por vezes muito próximas e outras tantas em conflito. Como se fosse uma montagem de quebra-cabeça, a pesquisa sofisticadíssima de Fumikazu Saito sobre documentos originais da época devolve sentido a essa história quase sempre fragmentária. Alguns deles são documentos bem conhecidos, mas em que faz incidirem análises específicas. Outros, também analisados cuidadosamente por Saito, são documentos quase desconhecidos ou pouco estudados que preenchem os muitos vazios históricos, não só entre esses dois momentos cruciais, mas também no entorno deles. Desnecessário dizer que estamos diante de um trabalho onde deságuam anos de pesquisa junto a centros nacionais e internacionais reconhecidos. As pesquisas de Saito, esmeradas, de fôlego e, acima de tudo, inteligentes, respondem com primor e acuidade a muitas perguntas até agora apenas implícitas na mente de leitores insatisfeitos ou de estudiosos exigentes. ( Anna Maria Alfonso-Goldfarb )
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Olhar social para a vida real
O livro traz lembranças maduras e imaturas, alegrias e tristezas, inseguranças e incertezas de minha vida como mulher realizada, mãe de três filhos desejados e amados, irmã de oito, filha de pai doente alcoólico e mãe guerreira e religiosa. Professora e assistente social por muitos anos. Militante, filiada e não filiada a partido político, atuando na defesa dos Direitos Humanos de todos e nas lutas por uma sociedade menos desigual, mais solidária e cooperativa. Este livro foi escrito com afeto e o dedico também aos meus leitores. Tenham uma boa leitura e tirem suas conclusões
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Olhares para o ensino de Ciências: tecnologias digitais, atividades investigativas.
Ao propor o título deste livro, “Olhares para o ensino de Ciências: tecnologias digitais, atividades investigativas, concepções e argumentação”, pensamos trazer reflexões sobre quatro grandes temas pesquisados e difundidos no ensino de Ciências: o estudo das tecnologias digitais e o seu papel no ensino de Ciências, o Ensino de Ciências por Investigação e as Atividades Investigativas, as concepções sobre a Natureza da Ciência, da Tecnologia e o papel do Cientista e, por fim, a argumentação científica articulada com todos os temas anteriores. Trata-se também de uma pequena homenagem aos sujeitos participantes do “Projeto Experimental de Educação Científica e Tecnológica (PEECT)”, que acontece em uma comunidade de imigrantes, desenvolvido na Região da Tapada das Mercês, no concelho de Sintra, em Portugal. Este projeto atendia estudantes do ensino fundamental de várias escolas da região, num contexto de grande vulnerabilidade social e econômica. Para apoiar os estudantes dentro desta realidade, o PEECT procurava desenvolver ações de inclusão escolar, educação não formal e inclusão digital, durante todo o ano, num espaço que possui computadores e desenvolve diversas atividades científicas e tecnológicas.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Olhares Sobre a in diferença: formar-se professor de Ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos
O tema de Direitos Humanos na Educação em Ciências surge como uma feliz comunhão entre campos de trabalho, valores e projetos de realidades construídos no tecer dos encontros e desencontros em uma época na qual a consciência da necessidade de formar professores de Ciências a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos torna-se mais latente. Em 2013, foi lançado o livro “Educação em Ciências e Direitos Humanos: reflexão-ação em/para uma sociedade plural” (OLIVEIRA; QUEIROZ 2013), enfrentando discursos que afirmam que os Direitos Humanos pouco têm a ver com a Educação em Ciências. Entre os diversos discursos, o da ausência de formação para o trabalho com a temática nos levou a profundas reflexões. Em paralelo, o autor Roberto Dalmo participou do curso de extensão “Direitos Humanos e Cidadania: Educando para a diferença”, um curso promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ministrado pela equipe do Prof. Marcelo Andrade, professor da PUC-RJ. Nesse curso, tivemos o primeiro contato com a estratégia de oficinas pedagógicas com foco na Educação em os Direitos Humanos – que será detalhada ao longo do livro. Em seguida, =o autor Roberto Dalmo tornou-se professor da Universidade Federal do Tocantins e assumiu a disciplina “Cultura brasileira e relações étnico-raciais” para os cursos de licenciatura em Ciências Naturais, buscando trazer a concepção de formar professores de Ciências em uma perspectiva de Direitos Humanos a partir de oficinas 12 Entre as linhas da educação e da diferença pedagógicas. Para isso, foram produzidas doze oficinas apresentadas no presente livro.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física – Questões resolvidas e comentadas (ENSINO FUNDAMENTAL vol. 1)
– Quantos passos você deu desde quando nasceu? – A água numa chaleira ferve mais depressa se a cheleira está tampada ou destampada? – Como podemos medir a espessura de um fio de cabelo? – Afinal, quem está em movimento: o Sol ou a Terra? Essas e todas as outras questões da Olimpíada Paulista de Física – Ensino Fundamental (para os anos 2001 a 2003) são respondidas e comentadas através de uma linguagem fácil e objetiva.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física – Questões resolvidas e comentadas (volume 1 ENSINO MÉDIO)
– Por Que o gelo que se forma cobrindo o congelador prejudica o desempenho de uma geladeira? – Com que velocidade cai a gota da chuva? – Quais são os gases responsáveis pelo efeito estufa? – Com que velocidade crescem os fios de cabelo? – Como se forma gelo nas nuvens? Essas e todas as outras questões da Olimpíada Paulista de Física – Ensino Médio (para os anos de 2001 a 2003) são respondidas e comentadas através de uma linguagem fácil e objetiva.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física questões resolvidas e comentadas – vol 3 ensino fundamental
Se por algum motivo o Sol deixasse subtamente de brilhar, depois de algum tempo, o que deixaria-mos de ver? O que é uma estrela cadente? Por que uma forma de gelo retirada do congelador gruda em nossas mãos? Os dias e as noites ocorrem devido a qual movimento? Por que os barulhos e estrondos das grandes explosões nos filmes de ficção não são ouvidos no espaço? Por que o céu da Lua e preto? Como se pode obter água em um deserto, utilizando um copo, um plástico, uma pedra e a natureza ambiente? Em um acampamento na praia, uma pessoa derrubou na areia todo o sal de cozinha disponivel, Como esta pessoa poderia recuperar praticamente todo o sal ? Neste terceiro volume, apresentamos as respostas para essas e todoas as questões das fases Estadual e Regional da Olimpíada Paulista de Física- Ensino Fundamental realizada nos anos 2007,2008 e 2009. Como nos volumes anteriores, as questões são resolvidas e comentadas usando uma liguagem objetiva e de fácil compreensão, além de trazer ilustrações e textos adicionais nas seções ‘para saber mais’. Além de servir de material de apoio para estudantes, o texto tambem é recomendado a qualquer pessoa interessada em temas ligados a ciências, física e astronomia, pois contribui para a compreensão de diversos fenômenos físicos presentes no nosso dia-a-dia, como a ocorrência de eclipses, mudanças de estados físicos, fenômenos ligados á propagação do som e da luz e de conceitos fisícos como densidade, energia, velocidade , entre outros.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física questões resolvidas e comentadas – vol 3 ensino médio
Respostas para as questões das fases Estadual e Regional da Olimpíada Paulista de Física – Ensino Médio realizada nos anos 2007 – 2008.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros