O jogo Como Recurso Pedagógico para Trabalhar Matemática na Escola Básica

R$55,00 R$44,00

Para Trabalhar Matemática na Escola Básica. Trata se do relato de experiências dos professores do gCIEM ( Grupo colaborativo de investigação em educação matemática) sobre a utilização dos jogos na aula de matemática. O trabalho foi desenvolvido nas escolas da rede pública e da rede particular, em ambas as redes, muitos alunos vivenciaram pela primeira vez situações de jogos em sala de aula de matemática. O tema que apresentamos é o jogo como recurso pedagógico (Kishimoto, 1999; Kamii, 1991 e Macedo, 1995), em particular, os jogos que denominamos geométricos. Os jogos permitem uma relação educativa de diálogo (Freire, 2000) tendo como meio os conteúdos culturais e de matemática. Os jogos que denominamos geométricos são adaptações dos jogos de mesa presentes em nossa cultura. Os jogos que utilizamos foram- batalha naval, jogos de cartas, vários puzzles, entre outros. Estes possibilitaram a exploração dos conteúdos conceituais de geometria e permitiram que crianças e jovens vivenciassem a essência do jogo- o divertimento (Huizinga, 2004) na aula de matemática. Os diferentes momentos desse trabalho fazem parte de um estudo sobre o papel do jogo no processo de ensino e aprendizagem e tem como pressuposto que a criança aprende e desenvolve suas estruturas cognitivas com jogos. O trabalho está em desenvolvimento com outros jogos, apresentamos para serem discutidos, neste momento, alguns resultados sobre os geométricos.

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O legado de Lenin: cem anos da morte de Vladimir I. Lenin (1924-2024)

R$88,00 R$70,40

Há cem anos morria aquele que Eric Hobsbawm considerou
“o homem de maior impacto político no século XX”. Essas
palavras, da década de 1990, poderiam ser estendidas ao
século XXI. Para além da importância histórica da criação da
União Soviética, o “fantasma de Lenin” continua a percorrer
o mundo, num sentido muito mais amplo. Nada mais oportuno,
portanto, neste centenário, que a coletânea de textos
reunidos neste volume. Eles abordam a vida e obra de Lênin
nas principais de suas múltiplas facetas. Não são homogêneos
nas suas considerações, pois reconstroem o personagem
na sua dimensão histórica e nas suas contradições. Misturam
documentos de época (como os de Leon Trotsky e Ruy Mauro
Marini) com pesquisas e reflexões recentes. Sem debate sobre
Lenin, não há debate sobre a contemporaneidade. Buscamos,
com este livro, dar uma contribuição decisiva a ele.

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O livro didático de Física e de ciências em foco

R$99,00 R$79,20

Os Livros didáticos de Ciências e de Física, seu conteúdo, sua produção, sua circulação e seu papel no mercado editorial, sua presença nas aulas são temas abordados pelos autores,, com diferentes perspectivas de análise, em quarenta e um capítulos organizados em seis seções temáticas: -O livro didático como produto cultural e como mercadoria: -Relação dos manuais escolares com o processo de formação de professores: -Pesquisas sobre conteúdos e temáticas específicas nos livros didáticos: – Processos de análise, seleção e uso dos livors didáticos: – Anuais escolares e recursos digitais – Estudos de revisão. A Grande maioria dos textos que compõem o livro foi elaborada em coautoria com alunos e alunas de mestrado e doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Há também alguns textos escritos com alunos e alunas de graduação da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mas há também capítulos de autoria de ex-orientados que, atuando hoje como professores da UTFPR, continuam a investigar questões e orientar trabalhos sobre o livro didático, completando um ciclo formativo e demonstrando a potencialidade do tema como objeto de pesquisa. é preciso levar em conta a multiplicidade dos agentes envolvidos em cada uma das etapas que marca a vida de um livro escolar, desde sua concepção pelo autor até seu descarte pelo professor e idealmente, sua conservação para as futuras gerações.

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O livro, o espaço e a natureza ( 2a. ed.)

R$77,00 R$61,60

Aqui se narra a história de uma navegação pelos meandros da escrita e dos alfabetos – em suas diferentes formas de registro -, pelos sobressaltos da Cultura e pelas extraordinárias mudanças da visão que o homem tem do mundo e de si mesmo. Nessa viagem, procuram-se os marcos, os traços, os registros das grande mudanças no imaginário humano, em uma visão que se pode associar ao “tempo longo” de Fernand Braudel. Como elemento de união e convergência entre narrativas tão díspares está a paulatina construção do conceito de espaço (real e imaginário) – especialmente da sua dimensionalidade – e de sua influência nas descrições do Mundo e da Natureza, na Física e na Matemática. Os argumentos apresentados neste ensaio constroem-se e ganham novos sentidos na confluência de várias questões: – Existe ou não uma relação direta entre as diversas manifestações da Cultura e as concepções físico-filosóficas de Espaço? – De que modo as diferentes formas de registro da escrita afetaram ou foram afetadas pelas concepções vigentes de Espaço? – Em que medida a forma de pensar pode ser condicionada pela forma da escrita, influenciando assim a Cultura e a compreensão da Natureza? – De que maneira se constrói a subjetividade humana e a noção de Sujeito, a partir do solo cultural característico de cada época? Espera-se, em última análise, ter contribuído para firmar os atos de ler e escrever em um lugar de destaque na História das Ideias e da Humanidade, sublinhando seus vínculos com a construção dos conceitos absolutamente fundamentais de espaço e tempo, bem como com a própria formação do sujeito. Almeja-se, ainda, lançar novas luzes sobre a antropologia filosófica, vinculando a questão do sujeito à dimensionalidade dos espaços real e imaginário: da verticalidade do ser teocêntrico medieval ao ser multidimensional pós-moderno. Os autores Caruso & Moreira

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O Mundo do Trabalho na Amazônia Colonial

R$77,00 R$61,60

O Mundo do Trabalho na Amazônia colonial, foi inspirado na coletânea de textos produzidos por Eric Hobsbawm, intitulada Mundos do Trabalho, na qual o autor, por meio de vários artigos, reflete sobre o mundo do trabalho pré-industrial. Em direção semelhante segue o escopo desta coletânea, cujos textos se debruçam sobre vários aspectos da exploração do trabalho na Amazônia colonial,
demonstrando a dinâmica e o funcionamento desse mundo do trabalho, como também as relações desenvolvidas pelos vários agentes sociais envolvidos na exploração e realização do trabalho.
Na Amazônia colonial o trabalho indígena foi de fundamental importância para a efetivação da colonização, na medida em que o “saber venatório” por eles detido fez com que fossem utilizados em inúmeras atividades, que passavam por pilotos de canoas, remeiros, coletores das drogas do sertão, pescadores, além de ofícios como carpintaria, construção civil e militar etc.
À medida que a colonização foi avançando, trabalhadores escravizados africanos foram sendo juntados ao grande contingente de trabalhadores indígenas, ainda no século XVII, tendo seu contingente sido significativamente aumentado durante o século XVIII, principalmente pela ação da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão. A coexistência da escravidão indígena e africana foi uma marca da colonização portuguesa no Norte da Colônia

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O Nascimento da Matemática – A Neurofisiologia e a Pré-história da Matemática

R$110,00 R$88,00

Em “O nascimento da Matemática”, Manoel de Campos Almeida amplia suas pesquisas sobre temas ligados às origens da Matemática, sua pré-história, o neolítico e o alvorecer da história da ciência. Faz referência ao humano como produtor de Matemática em suas manifestações práticas, imaginativas e de expressões linguísticas. Aborda a neurofisiologia dessa ciência, ao considerar o processo de invenção, representação e organização mental dessa forma humana de pensar e agir. Trata do pensamento simbólico e das origens do pensamento geométrico no contexto das culturas humanas e da evolução do conceito de número, e também como as transformações da Matemática se traduzem no comportamento social no contexto moderno. (Iran Abreu Mendes)

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O POEMA E A MÁSCARA

R$38,00 R$30,40

Cai a cortina preta e da coxia brilha Mirian de Carvalho. Ela
nos brinda com o seu O POEMA E A MÁSCARA, um conjunto de monólogos, solilóquios e diálogos que são a consagração de uma poeta plena, com língua afiada e sangue nas veias.
Da agrura do confinamento que nos foi imposto pela pandemia ao mergulho em um diálogo entre a BALEIA E O MAR, passando por referências a Thiago de Mello e a Edgar Allan Poe, a autora, sem pudor, arranca a máscara de terríveis rinocerontes, de hienas e até a sua própria através de Narciso.
Unindo partes desse livro, à revelia da autora, surgiria um novo poema: “A escrita me salva do isolamento. E, diante da luz, a morte
não tem vez. Sou dona do meu corpo. Reivindico o direito de me
despojar das roupas e dos preconceitos. Porque, dentro de mim,
um vulto de espumas se eleva marejando oceanos.” E pelos tempos passados assim avança o tal rio; correm no tempo e nas águas
o sangue dos torturados. A poesia pode falar a todos quando ela
entra no teatro do mundo para sujar dizeres, versos e sentidos
comuns aos humanos. Ouçamos o poema. Entremos em cena.
Aqui você verá, sim, poemas de resistência, mas, no anúncio de seu Auto da Libertação, Mirian de Carvalho dá início a um processo de reconstrução e convoca aqueles que caminharão ao nosso lado, de Graciliano a Chiquinha Gonzaga, de Madame Satã a Hilda Hilst, de Raoni a Neruda; Porém, muito além de uma necessária obra de resistência, nos versos de Mirian de Carvalho aqui contidos você encontrará uma deslumbrante e amorosa louvação à reexistência.
Marcelo Brettas

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O que Aprendi hoje? Ressignificando a Alfabetização no sentido de uma práxis educativo-coletiva

R$60,00 R$48,00

A experiência a ser evocada pela pessoa que abraçar a leitura deste livro fende a reunir diferentes sensações com possíveis outros percursos concluídos, especialmente quando houver proximidade de cada leitor(a) com o meu lugar de fala que também serve para respaldar esta publicação. Antes de tudo o mais, considero admissível que o interesse pelo conteúdo deste livro tenha como se manifestar nos sujeitos aos quais preciso atribuir a afetuosa identificação de “curiosos”, ou seja, espero também alcançar aquelas pessoas que não sejam docentes da educação básico ou tampouco tenham relação com o universo educacional. Se isto ocorrer, gratificando surpreso e vibrante consciência se juntarão para tirar o melhor proveito da leitura do texto com páginas mescladas de memórias afetivas que se entrelaçam com o próprio processo de alfabetização, reportando-se inclusive á minha infância e as vivências sobre como teria ocorrido a singular descoberta da leitura e da escrita.

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O que são Quarks, Glúons, Bósons de Higgs, Buracos negros e outras coisas estranhas

R$77,00 R$61,60

Se você é curioso, se interessa por questões da fronteira da física e gostaria de ter respostas para perguntas do tipo ” o que são os quarks?”, “o que é o bóson de Higgs?”, “O que é a energia e a matéria escuras?” entre outras, veio ao lugar certo. Este livro é fruto de esforço de um grupo de cientistas que compreende a necessidade urgente de compartilhar seu conhecimento com a sociedade. Os textos aqui reunidos fazem parte do conteúdo da Lishep 2009, quarta de um conjunto de Escolas dedicadas a professores de ensino médio, licenciandos e jornalistas científicos. Boa Leitura! Os Editores

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O Rural entre Posses, Domínios e Conflitos

R$88,00 R$70,40

Esta coletânea mostra a heterogeneidade do mundo rural brasileiro e o vigor da temática. Diversas formas de atuação de homens e mulheres do campo, assim como diferentes formas de apropriação da terra, recursos naturais e a circulação e trocas de bens, pessoas e valores foram registradas. Trata-se, portanto, de uma obra exemplar, uma vez que, se observa experiências fundamentais na construção de uma história social do agrário.

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O Sabedor

R$28,00 R$22,40

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O Saber profissional: história e perspectivas atuais do ensino de matemática nos primeiros anos escolares

R$88,00 R$70,40

Este livro tem como temática o saber profissional da docência. No encadeamento dos seus capítulos faz referência inicial a estudos internacionais sobre a profissionalização e o papel fundamental que o saber específico de uma atividade exerce no movimento de constituição de uma dada profissão. A partir desses estudos, a obra focaliza a matemática dos primeiros anos escolares em seus aspectos atuais e históricos. Tema pouco presente nas pesquisas, a matemática vista como um saber profissional da docência é abordada numa teia de novos aportes teórico-metodológicos que vem sendo desenvolvidos pelo GHEMAT Brasil – Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (www.ghemat-brasil.com.br). A obra também analisa os recentes trabalhos que vêm sendo elaborados sobre as relações entre ensino e formação de professores em termos do saber profissional da docência. O livro, ao trazer para debate os saberes profissionais do professor que ensina matema´tica, coloca em primeiro plano na~o apenas os processos de constituic¸a~o de saberes especi´ficos para o exerci´cio docente em cada tempo histo´rico, mas tambe´m elucidada a pro´pria formac¸a~o desse professor na atualidade tendo em vistas as referências atuais para o ensino de matema´tica nos primeiros anos escolares.

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