- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Novas Técnicas Ópticas para as Áreas de Saúde
Ao longo de nossa recente história, novas tecnologias vêm sendo constantemente incorporadas às metodologias e técnicas utilizadas pela medicina e áreas afins. Nas últimas décadas esse processo vem se tornando mais e mais evidente e se transformando no principal fator de aumento da expectativa de vida de nossa população. Cada vez mais o profissional ligado às varias áreas da saúde precisa conhecer além daquilo que apenas sua área de atuação lhe oferece. O conhecimento multidisciplinar tornou-se fator determinante do adequado treinamento profissional. A óptica é uma das áreas do conhecimento que mais vem contribuindo para esta modernização, seja na terapia como no diagnóstico. O uso do laser é um exemplo evidente do emprego tecnológico nas diversas áreas da saúde. O entendimento da interação luz/tecido biológico e dos conseqüentes efeitos induzidos por esta interação é de extrema relevância para o estabelecimento de novas técnicas de tratamento ou de diagnóstico, assim como a otimização dos procedimentos já existentes. Esse tipo de investigação somente é possível através de pesquisas interdisciplinares, envolvendo uma equipe formada com profissionais de diversas áreas do conhecimento, sendo: a física, a medicina, a odontologia, a fisioterapia, a biologia, a química, a engenharia, peças essenciais desta relação. A otimização e o estabelecimento das técnicas ópticas com obtenção de maiores taxas de sucesso clínico necessitam do conhecimento dos fenômenos envolvidos. Ainda são poucas as instituições de ensino que oferecem na sua grade curricular informações dessas novas tecnologias, permitindo preparar os profissionais para sua vida fora dos centros de pesquisas ou universidades. A atual formação de profissionais de saúde deve abordar essas técnicas que já vêm sendo empregadas na prática clínica. Este texto é a primeira parte de uma série a ser publicada, que aborda técnicas modernas envolvendo óptica e tem como objetivo trazer aos profissionais uma introd
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Novos Materiais e tecnologias digitais no ensino de Física
Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores. O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais. Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe dê segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo científico, como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis, como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos, há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafios do século XXI, se colocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciência.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Núcleo Gera dez anos Entre a Universidade e a Escola Básica
Este livro reúne as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais – Núcleo Gera, da Universidade Federal do Pará. Apresenta uma diversificada e profusa produção, pois sintetiza o vínculo que empresta significado à atuação universitária – ensino, pesquisa e extensão. Nascido há dez anos, iniciou suas atividades como grupo que realiza pesquisas em torno dos processos de formação docente, percebidos a partir do lugar que neles ocupa a questão da educação para as relações étnico-raciais. O Gera tem pautado sua trajetória por meio da manutenção de um compromisso que é tanto ético quanto cívico. Ele é ético, pois procura reunir na sua atuação a vocação universitária. É cívico porque entende a formação docente como algo mais que a qualificação profissional, percebida como o dimensionamento de um compromisso político, posto ser a escola o espaço inicial de exercício de direitos e, por extensão, da cidadania. Ser professor no Brasil, neste sentido, é trabalhar para a reversão do quadro de injustiças, de desrespeitos e de deformações que caracterizam a vida brasileira, do qual a discriminação racial é uma faceta, não a única, porém, mais vil e perniciosa que as demais. Que os próximos dez anos sejam tão produtivos quanto os que passaram. Boa leitura! Viva o Gera!
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Números O simbólico e o racional na história
É extraordinário o talento do autor ao reorganizar a história de como os humanos, por necessidade, inventaram e desenvolveram métodos para contar, ordenar e quantificar.O livro tem uma narrativa leve e prazerosa sobre o conceito de número e acende uma fogueira para aquecer saberes que comumente são apresentados nas escolasde forma fria e desprovidos do calor que aquece as nossas vidas.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Números Reais
Lançamento Este livro é o volume 1 da Coleção Textos Univierisitários publicada pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP e a Editora Livraria da Física.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Números, Brincadeiras e Jogos
O livro mostra uma metodologia centrada no aluno e monitorada pelo professor e exibe um método em que o processo é mais importante que a resposta, isso porque é o processo que força a emoção da criação de métodos de raciocínio e da capacidade de melhor usar o cérebro.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
O Cálculo diferencial e integral de Newton e Leibniz
Sir. Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716), ambos contemporâneos da última metade do século XVII foram protagonistas de umas das invenções mais importantes da Matemática no século seguinte: o Cálculo Diferencial e Integral. Independentemente um do outro desenvolveram conceitos gerais, para Newton a fluxão e fluente, para Leibniz a diferencial e integral – que foram relacionados com os dois problemas básicos do cálculo, extrema e área. Eles desenvolveram notações e algoritmos, que permitiu o uso fácil desses conceitos, além de entender e aplicar a relação inversa dos dois conceitos, usando-os na solução de muitos problemas difíceis e previamente insolúveis. A proposta apresentada a seguir é de, sob o ponto de vista da História da Matemática, expor a nossa versão de uma das biografias destes dois matemáticos, seguidas de uma discussão de seus trabalhos no tocante a invenção e desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral de Newton e Leibniz, mesclada por atividades que levem o leitor a uma reflexão acerca do assunto. Desejamos assim, contribuir para que graduandos, professores de Matemática e demais interessados possam discutir, aprender e refletir ainda mais sobre este tema da História da Matemática.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
O Caminho para a Física Quântica
O texto se inicia com uma introdução à relatividade restrita, este livro discute aspectos da teoria quântica antiga como radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico, efeito Compton, e os modelos atômicos de Thompson, Rutherford e Bohr. Esta parte termina com uma abordagem sobre o modelo de Sommerfeld, onde correções relativísticas e órbitas elípticas são analisadas. Na segunda parte do livro, dedicada à formulação moderna da teoria quântica, o leitor será introduzido ao formalismo de operador, ao princípio da incerteza e à equação de Schrödinger. Nesta parte serão discutidos os conceitos de autovalores autovetores, além de uma análise de algumas soluções unidimencionais, assim como do oscilador harmônico, tanto pela solução da equação de Schrödinger, quanto pela técnica dos operadores de levantamento e abaixamento. Sistemas de N partículas serão discutidos. Encontra-se também uma abordagem dos sistemas em três dimensões com análise do momento angular e solução radial. Finalmente, após o estudo de operadores e matrizes, será discutido o spin e a adição do momento angular. A aproximação KWB e métodos de perturbação serão abordados, concluindo com o estudo do átomo de Hidrogênio real, incluindo correções relativísticas e spin. Sumário · Prefácio · Problemas da Física Clássica e a experiência de Michelson-Morley · Notação Tensorial · Teoria da Relatividade Especial · Radiação de Corpo Negro · Modos de cavidade · Equação de Planck para a Radiação · Rayleigh – Jeans versus Planck · Efeito Fotoelétrico · Efeito Compton · O modelo Atômico de Thompson · Modelo Atômico de Rutherford · Modelo Atômico de Bohr · Modelo Atômico de Sommerfeld · Órbita circular simples · Ó
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
O Cérebro, o Ensino e a Capacidade de Aprender
O cérebro, o ensino e a capacidade de aprender é um livro que apresenta ao leitor a possibilidade de compreender o funcionamento do cérebro e sua relação com a aprendizagem, refletindo sobre como podemos aprender, proporcionando uma melhor abordagem sobre o ensino, as teorias de aprendizagem e sua relação com a escola e sua função no processo de ensinar e aprender. O livro traz cinco transtornos de aprendizagem, explicando cada um desses transtornos, possibilitando entender como esses transtornos se apresentam, principalmente na instituição escolar, para que assim, possamos compreender também as práticas escolares que lhes são mais adequadas e comumente utilizadas para que a aprendizagem aconteça efetiva- mente, sem grandes dificuldades e de forma inclusiva. As autoras entendem o processo educativo escolar como um processo que abrange todos os que fazem parte da sociedade e como capaz de transformar pessoas, ampliando seus conhecimentos, mas também tornando-as mais humanas, participativas e capazes de serem sensíveis aos cuidados com o outro e consigo mesmas.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
O Céu Visto Daqui – A Magia de ler o Céu sem Equipamentos
Tudo fica ainda mais mágico quando olhamos para o céu e sabemos o que estamos vendo. Este guia traz um PASSO A PASSO para criar intimidade com os astros que estão em nosso céu noturno: partindo do zero, sem auxílio de equipamentos ou tecnologias.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
O Clube dos Professores da USP
A história do Clube dos Professores da USP (criado em 1986) se mistura com a história da Cidade Universitária. Não é possível falar do Clube sem mencionar o restaurante central e a situação alimentar do campus. A alimentação no campus, por sua vez, esteve muito ligada à política na Universidade. Este livro busca, num tom leve e às vezes anedótico, contar uma história da Universidade sob o ponto de vista da alimentação, com referências documentais e entrevistas com a maior parte das principais personagens primárias. A primeira parte do livro baseia-se em documentos escritos para contar a história. Entre outras coisas, discorremos sobre as origens nos Estados Unidos e Europa da ideia de “faculty club”, a criação dos serviços de alimentação na Universidade (COSEAS) e o movimento de fundação do Clube. Vemos a evolução do Clube lado a lado a Universidade; acompanhamos as mudanças de valores na Sociedade e a visão da administração da USP; e refletimos sobre a evolução dos conceitos da Nutrição. A segunda parte inclui dezoito entrevistas (selecionadas dentre mais de quarenta realizadas). Diversas escalas da hierarquia abordam o mesmo objeto, cada uma sob seu ponto de vista, e as narrativas complementam-se e enriquecem- se. Nesta parte, o componente humano e pessoal se faz mais presente. As entrevistas serviram para dirigir a busca dos documentos pelo autor, mas alguma contradição entre a memória das pessoas e os documentos escritos ocorre, sem maiores consequências. O livro tem a pretensão de servir de testemunho do mérito dos trabalhadores e dirigentes que forjaram um experimento radical, inédito e único, que foi o Clube, e de preservar a história oral do local, que corria o risco de se perder. Ao analisar e discutir o glorioso passado da Universidade, ganhamos perspectiva para encarar os problemas presentes e o futuro.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
O Corpo na Pedagogia Freinet
Este livro estabelece um diálogo sobre os estudos do corpo na educação. Toma com base os escritos e pesquisas do educador francês Celétin Freinet( 1896 – 1966) para pensar a aprendizagem integral do sujeito. Sugere um modelo de educação que considere o corpo, o movimento corpóreo e a experiência sensório-motor como um processo integral pautado na diversidade, nas descobertas individuais e em grupo, na afetividade. O diálogo proposto tem por finalidade provocar reflexões, novas atitudes e reencantamentos no processo de aprender e ensinar, não somente na escola, mas na vida. Trata-se de uma viagem corporal que valoriza a corporeidade vivenciada pela criança por meio de descobertas e do Movimento Carlos Aldemir Farias e Iran Abreu Mendes – Coords
Ou 3x de R$18,33 s/ juros