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Modelagem na Educação Matemática e na Ciência
R$88,00A modelagem na Educação Matemática tem estado no âmago das proposições educacionais nos mais diversos países. A compreensão da ideia de modelo está presente em diferentes áreas do conhecimento- artes, moda, cartografia, ciências humanas e da natureza, literatura, filosofia, tecnologias, etc. Faz parte de nosso viver no trabalho, na criação , na pesquisa. Apesar de apresentar diferentes sensos , em geral, destaca-se o senso de representação de algo que se pretende realizar, entender explicar e/ ou transferir, imitar, alcançar. Neste livro, a autora apresenta uma reflexão advinda de três décadas de trabalho com modelagem na educação em Ciências e Matemática. Trata-se de um método de ensino aliado à pesquisa , que permite ser utilizado não apenas na disciplina de Matemática , mas em todas as disciplinas da Educação Básica. Seu propósito é contribuir pedagogicamente nos cursos de formação inicial e continuada de professores de Matemática ,Ciências e Pedagogia. Consiste, ainda, em inspirar os docentes a seguirem esta vereda da modelagem e, ao mesmo tempo , despertar nos estudantes a compreensão dos diversos elementos que compõem a natureza do conhecimento cientifico.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
MODELOS COSMOLÓGICOS: Três episódios na história da matemática para a sala de aula – Vol. 7
R$28,0020 Anos de SBHMat! A Sociedade Brasileira de Historia da matemática (SBHMat), fundada em 30 de março de 1999, completou 20 anos e as comemorações ocorreram durante a realização do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM). Para a consecução de seus fins, a SBHMat implantou, a partir de 2001, uma série de textos decorrentes dos minicursos apresentados nos seminários, este ano denominada de Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, além de dar maior significado aos minicursos, possibilita acesso a alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação. Os textos publicados no XIII SNHM são independentes e referências sobre as temáticas abordadas no evento, que podem contribuir para o desenvolvimento das áreas História da Matemática e História da Educação Matemática, com enfoques à formação de professores.
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
MULHERES E A TABELA PERIÓDICA: CAMINHOS QUE SE CRUZAM
R$48,00Este livro reúne as histórias de mulheres e cientistas
que descobriram elementos químicos da Tabela
Periódica e que comumente não são reconhecidas
por suas contribuições científicas.
Nesse sentido, descrevemos suas histórias de vida considerando
suas trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais.
Pretendemos com suas histórias contribuir para desconstruir
a percepção equivocada de que a ciência é feita somente
por homens cisgêneros, heterossexuais, brancos e
europeus, de forma a desvincular o sexismo da ciência e da
produção científica.
Desta forma, abordar a trajetória pessoal e as contribuições
destas mulheres cientistas para a caracterização de novos
elementos químicos é fundamental para que possamos
começar a mudar essa visão de uma ciência integradora,
solitária, inalcançável e praticada somente por “gênios”.
Esperamos que este livro possa ser fonte de inspiração para
meninas e meninos fazerem ciência e seguirem a carreira
científica, bem como divulgar as histórias destas mulheres
e cientistas em língua portuguesa.
Ou 3x de R$16,00 s/ juros
Mulheres na Física Casos históricos, panorama e perspectivas
R$88,00Este livro tem como objetivo prover subsídios para o debate sobre o fazer ciência e o gênero, não somente junto à comunidade da física e áreas afins, mas também com as gerações de jovens ainda no ensino médio.O texto, além de trazer uma avaliação quantitativa da situação atual sobre a participação de mulheres em física, descreve a vida de mulheres, fisicistas notáveis, com destaque a participação de mulheres pioneiras para a física no Brasil.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Mundaka Upanisad: O Conhecimento de Brahman e do Atman
R$55,00Este livro foi escrito com o propósito de trazer aos leitores da língua portuguesa uma tradução comentada de uma UPANISAD – um importante texto filosófico da Índia. A versão apresentada procura ser fiel ao pensamento indiano clássico. O grande número de citações de outros textos (especialmente as UPANISADs e os VEDAs) nos comentários tem o objetivo de esclarecer o significado de pontos obscuros pela comparação com passagens análogas apresentadas em outras obras. Para a realização da presente obra foram consultadas várias traduções da MUNDAKA-UPANISAD, bem como dos outros textos citados nos comentários. Uma bibliografia sucinta é apresentada ao final do livro. A MUNDAKA-UPANISAD é apresentada neste livro estrofe por estrofe, acompanhada do texto em sânscrito (transliterado, ou seja, utilizando-se um alfabeto semelhante ao romano). Muitas palavras chave do texto são impossíveis de traduzir, por isso foram mantidas no idioma original. Para destacar essas palavras do sânscrito, elas foram grafadas com letras maiúsculas.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
NARRANDO HISTÓRIAS DE UNIVERSOS PARALELOS
R$33,00Os donos do planeta são como cometas, um dia passam e nada fica
como rastro. Os donos do planeta
são como vampiros, um dia faltará sangue suficiente para matar sua sede. Um dia, inevitável
para qualquer ser vivente…, as estacas da irmã
morte darão o abraço final. Os donos do planeta são como as ervas daninhas, um dia serão arrancadas do jardim do Éden.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
NARRANDO HISTÓRIAS SEM LINHA NEM CARRETEL
R$33,00Os donos do planeta são como cometas,
um dia passam e nada fica
como rastro. Os donos do planeta
são como vampiros, um dia faltará sangue suficiente
para matar sua sede. Um dia, inevitável
para qualquer ser vivente…, as estacas da irmã
morte darão o abraço final. Os donos do planeta
são como as ervas daninhas, um dia serão
arrancadas do jardim do Éden.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Narrativas e história oral: possibilidades de investigação em educação matemática
R$33,00Este Livro tem como objetivo criar espaços de discussão e exercícios acerca das narrativas e história oral e de suas potencialidades para a pesquisa e para a formação de professores de Matemática, a partir do pressuposto de que estudar as narrativascomo possibilidades de investigação em Educação Matemática significa, dentre outros aspectos, discutir a constituição intencional de fontes históricas via narrativas orais.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Narrativas sobre história da educação matemática na/ para a formação de professores
R$38,00Este livro propõe um diálogo entre diferentes manifestações narrativas sobre matemática e educação matemática a partir do tema estratégias de cálculo, advindas de diferentes comunidades de memória: a dos próprios participantes, a de textos memorialísticos, a de textos didáticos, a de pesquisadores e a de professores de matemática, atualmente, em serviço. Ressalta-se que a problematização histórica de aspectos ligados à formação e à atuação docentes facilita a ampliação ou reconstrução do senso de tomada de decisão em situações de ensino de matemática ou do cotidiano escolar por futuros professores.
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Nascimento e Desenvolvimento de Ciência Moderna e seus Desdobramentos para a Contemporaneidade
R$66,00Com a preocupação de fornecer um processo de formação docente que não fosse simplesmente instrumental, cientificista ou mesmo relacionado à mera produção de materiais didáticos, a disciplina intitulada Bases Epistemológicas da Ciência Moderna (BECM), matéria obrigatória do projeto de formação Nascimento e desenvolvimento da Ciência e seus desdobramentos para a contemporaneidade, ministrado por docentes da UFABC para a formação continuada de professores da Prefeitura Municipal de São Paulo, forneceu a base conceitual para o curso em questão e, assim, utilizou como fio condutor um ideal de formação interdisciplinar, temático, anti-positivista e utilizou como ferramentas privilegiadas a História da Filosofia e a História das Ciências, enfatizando em especial os seus âmbitos epistêmicos. Hoje em dia é muito comum os cursos de formação de professores no Brasil fornecerem uma ênfase no aspecto pragmático do conhecimento, não considerando as discussões de cunho teórico e, principalmente, de natureza epistemológica. Ora, esse modelo de racionalidade traz consigo uma concepção de formação tecnicista e utilitária em que a ênfase recai nos seus aspectos pragmáticos, ou seja, na resolução de problemas imediatos ligados ao cotidiano escolar. Nesse sentido, ela se constitui mais como uma proposta de instrumentalização da prática dos docentes, mas não propriamente de um processo de formação e capacitação. No entanto, e esse é um dos problemas fundamentais dessa perspectiva formativa, não se considera a própria indissociabilidade entre teoria e prática no interior da atividade docente, e, portanto, ignora-se também que toda a cultura está vinculada historicamente a seu ambiente econômico, político e social, e, por consequência, a origem histórico-filosófica dos conceitos utilizados nas disciplinas pelas quais são responsáveis. Luciana Zaterka
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Natureza da ciência e do saber fazer da comunidade contextualizada por narrativas híbridas
R$38,00A elaboração da coleção “Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências” está inserida em um cenário de política educacional nacional que valoriza a formação de professores a partir de valores sociais pertinentes aos Direitos Humanos. Esse entendimento se fortaleceu no Brasil como política de Estado a partir da Constituição de 1988 e, posteriormente, a partir da construção dos Programas Nacionais de Direitos Humanos – PNDH (BRASIL, 2003) e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH (BRASIL, 2006), nos quais a Educação em Direitos Humanos é compreendida como um processo que articula três dimensões: a) conhecimentos e habilidades: compreender os direitos humanos e os mecanismos existentes para a sua proteção, assim como incentivar o exercício de habilidades na vida cotidiana; b) valores, atitudes e comporta mentos: desenvolver valores e fortalecer atitudes e comportamentos que respeitem os direitos humanos; c) ações: desencadear atividades para a pro moção, defesa e reparação das violações aos direitos humanos. Em 2012, o Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Nacionais para a Edu cação em Direitos Humanos(BRASIL, 2012), reforçando em seu artigo 4º que a Educação em Direitos Humanos possui como base a afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade e a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, cultural e político. Por fim, destacamos que em 2015, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos profissionais do Magistério da Educação Básica (BRASIL, 2015) reafirmaram o compromisso dos professores da Educação Básica e Superior com a Educação em Direitos Humanos, considerando-a como uma “necessidade estratégica na formação dos profissionais do magistério e na ação educativa em consonância com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos”. Tendo em vista esse cenário, imaginamos que a criação desta coleção possa proporcionar aos investigadores(as) da área de Educação em Ciências a publicação de suas pesquisas e indagações fomentando diálogos a partir das seguintes questões: 1. Educação em Direitos Humanos na formação e na prática de professo res de Ciências; 2. Questões étnico-raciais na formação e na prática de professores de Ciências; 3. Sexualidades na formação e na prática de professores de Ciências; 4. Saberes tradicionais e científicos na formação e na prática de professores de Ciências; 5. Questões de Gênero na formação e na prática de professores de Ciências; 6. Cultura e Território na formação e na prática de professores de Ciências; 7. Estudos decoloniais na formação e na prática de professores de Ciências. Aguardamos suas contribuições e vamos juntos construir uma Educação em Ciências mais humanizada. Feita por pessoas e para as pessoas – todas elas.
Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Glória Regina Pessôa Campello Queiroz
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
No Avesso do Paraíso – vida clandestina no tempos dos generais
R$60,00O livro conta histórias de um mundo paralelo habitado por jovens que optaram pela vida clandestina entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1980, um dos períodos mais cruéis do regime militar. Moças e rapazes preparados e talentosos deixaram uma vida de conforto e bons salários para seguir seus ideais, confiantes no triunfo da causa socialista. Os clandestinos retratados no texto partiram para a luta não armada. Assumiram uma nova identidade e nos bairros, nas fábricas, nas igrejas e nos clubes de periferia buscaram organizar o povo, num trabalho de formiguinhas que, embora longe do front da guerrilha, era também sujeito ao risco de vida. Abordando a infância e a formação de seis depoentes, este livro-reportagem faz um apanhado vida brasileira nos anos 1950. Narra a “conversão” dos entrevistados ao socialismo e sua entrada na militância na ebulição dos anos 1960, que inauguram o ciclo dos generais-ditadores. E trata da passagem para a clandestinidade na sombria década de 1970. Esse espaço fechado representou uma ruptura não só na rotina de vida, mas também nas ambições e sonhos pessoais. Quando voltaram à plena visibilidade, muitos anos depois, os militantes encontraram uma realidade diferente, a qual foi penosa se adaptar. Permeado por quadros, distribuídos entre os capítulos, o livro busca situar o leitor no contexto nacional e internacional daqueles anos. Entre outros, destacam-se temas como a rebeldia jovem e as transformações nos costumes, as revoluções políticas de cunho direitista e esquerdista, o papel da igreja católica na cena militar brasileira e um panorama das ditaduras em vários países da América do Sul.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros