- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Energia Eólica Perspectivas e desafios no Rio Grande do Norte
Responder aos desafios socioambientais é uma das problemáticas mais complexas das sociedades contemporâneas. No cerne dessas problemáticas tem a questão energéticas, central para movimentar e dinamizar a funcionalidade das sociedades. Entretanto, hoje a dinâmica global energética é altamente dependente dos recursos fósseis, principal gerador de emissões de gases do efeito estufa, contribuindo diretamente para o aquecimento global, marcadamente influenciado pelas ações antrópicas. Neste contexto, é fundamental pensar alternativas energéticas que possam contribuir para mitigar uma transição energética seja mais renovável e sustentável, não apenas enquanto produto final, ou seja, na eletricidade produzida, mas em toda sua cadeia produtiva. Entretanto, esse parece não estar sendo o caminho da expansão das energias renováveis como fonte alternativa à dependência fóssil, envolta em controvérsias entre o discurso de sustentabilidade, de renovável e de baixa emissão de gases na atmosfera. O Brasil. neste cenário, aparece como naturalmente favorável à expansão de fontes renováveis, impulsionando pela experiência no uso de fontes renováveis e com grande capital natural para dinamizar, especialmente as energias eólicas e fotovoltaicas. Contudo, não define um marco regulatório que posso atuar de forma estratégica na construção de uma cadeia efetivamente sustentável e integrada às dinâmicas territoriais, e assim atuar frente aos impactos socioambientais provocados na exploração das energias renováveis. É com base nesta constatação, que este livro, apresenta um conjunto de capítulos que tangenciam como vem se dando a dinâmica da energia renovável brasileira. Particularmente, as análises, estão com foco na energia e no Rio Grande do Norte, estado brasileiro líder nacional na produção deste tipo de fonte energética, discutindo seus desafios e possibilidades para que alcance a condição de atividade produtiva socialmente justa, com man
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Energia Solar e preservação do meio ambiente
A presente obra é dedicada à divulgação científica das aplicações de energia solar. O objetivo central deste Livro de divulgação científica e apresentar para o público em geral e para os estudantes brasileiros em particular, todas as atuais e futuras aplicações da energia solar. Para justificar algumas aplicações é claro que precisamos fazer uso de algumas equações . Contudo, as ferramentas de matemática aqui empregadas são extremamente simples e estao ao alcance de qualquer estudante do Ensino Fundamental ou do Ensino Medio. Alem de poder auxiliar cursos de Educacao Ambiental no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, esta obra seria muito útil para os estudantes universitários de Física, de Química, de Engenharia, de Biologia e de Medicina, bem como para todos aqueles que se interessam por livros de divulgação científica e queiram saber mais sobre o palpitante tema envolvendo a energia solar e suas aplicações.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Enfrentamentos do Ensino de Física na sociedade contemporânea
Ao chamarem a atenção para os enfrentamentos do ensino de Física, os organizadores deste simpósio evidenciam a complexidade desse ensino. Complexidade que parece aumentar quando pensamos a formação dos professores dessa disciplina, da escola básica ao ensino superior, sendo inúmeras as variáveis a serem consideradas quando se pretende compreender minimamente essa formação. Elas incluem, entre outras, a previsão de salário e condições de trabalho do professor, fortemente dependentes de políticas públicas, as concepções de ensino e de aprendizagem de seus formadores nos diferentes níveis de ensino, o imaginário da sociedade sobre quais são os papéis desses profissionais, além de inúmeras outras condições de produção associadas às suas histórias de vida. (Profa. Maria José P. M. de Almeida)
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Enigmas do Universo
Este livro foi motivado por várias palestras, conversas e perguntas de pessoas interessadas no tema. Entender o mistérios do Universo parece ser o desejo de boa parte da humanidade. Um dos objetivos do texto é mostrar que o Universo, apesar de complexo, é regido por leis fundamentais simples e elegantes. Os principais temas abordados são: O mundo quântico Partículas elementares A geometria do espaço tempo O Universo em grande escala Buracos Negros Universos Paralelos e Teoria de cordas
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Ensinando Química: propostas a partir do enfoque CTSA
Diferente dos países do hemisfério norte, o Brasil começou sua trajetória de inserção de discussão das relações CTS no ensino tardiamente. Apenas na década de 90 os primeiros pesquisadores em Ensino de Química despertaram para esse referencial teórico e buscaram realizar pesquisas e propor materiais didáticos com esse enfoque. Neste livro o leitor encontrará uma breve discussão sobre o estado da arte do movimento CTSA na educação química brasileira e quatro propostas voltadas ao ensino médio, em suas diferentes nuances. Os três primeiros capítulos apresentam os produtos educacionais do Mestrado Pro? ssional (PPECNM) orientados no Grupo de Pesquisa em Educação Cientí? ca e Tecnológica em Contextos Sociais (GPECTCS-UFRN), e o quarto capítulo que apresenta uma experiência realizada na licenciatura em Química na modalidade à distância da SEDIS/UFRN. Coordenadores da coleção
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Ensino a aprendizagem significativa
O título deste livro é bem ilustrativo de seu conteúdo. Mas esse conteúdo vai muito além de descrever a teoria da aprendizagem significativa e suas implicações para o ensino. Trata-se de um compilação de trabalhos sobre aprendizagem significativa, alguns deles fazendo uso de mapas conceituais. Nesses trabalhos a aprendizagem significativa é usada como um referencial para organizar um ensino voltado para a compreensão, para captação de significados, em contraposição ao ensino para a testagem, cujo foco é o preparo para as provas, para a aprendizagem mecânica, puramente memorística, de respostas corretas. São feitas interfaces com outras teorias de aprendizagem e mapas conceituais são usados naturalmente. Não há a intenção de descrever o que são mapas conceituais e como podem ser usados. O mapeamento conceitual é utilizado como parte da redação dos artigos, procurando facilitar a exposição dos conceitos e teorias abordados em alguns dos artigos que constituem o livro. Outro aspecto a destacar é que este livro foi organizado pensando em professores e professoras e sua importante, e difícil, tarefa como facilitadores de uma aprendizagem realmente significativa.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ensino de Biologia entre a formação e a prática docente
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências – GEPENCI está completando dez anos de atuação como Grupo estabelecido no CNPq e para comemorar essa data tão especial nos brinda com os artigos que compõem o 6º livro da Coleção Ensino de Biologia, que tem o sugestivo título, “Ensino de biologia: entre formação e a prática docente”. As produções são oriundas de pesquisas e estudos desenvolvidos por professores e estudantes do GEPENCI e de convidados de outras instituições. Versam sobre o ensino de Biologia/Ciências e têm como figura central o professor, que, acima de qualquer metodologia ou ferramenta pedagógica, é a pedra de toque de uma educação heterotópica e de um ensino de biologia encarnado na vida e no vivente. Aceite o convite! Venha e regale-se com essa festa acadêmica. O aniversariante é o GEPENCI. mas, o presente é todo nosso
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ensino de Ciências com Brinquedos Científicos
Este livro é um dos resultados do Curso “Ensino de Ciências com Brinquedos de baixo Custo”, realizado no Centro de Ciências da UFJF, com o apoio da CAPES, por meio do programa Pesquisa em Educação Básica. Neste curso, um grupo de professores, preocupados em contribuir com a melhoria do Ensino de Ciências no segundo ciclo do Ensino fundamental, apresentou uma serie de experimentos que podiam ser facilmente reproduzidos pelos professores cursistas com seus alunos em sala de aula, usando materiais facilmente acessíveis e de baixo custo. A proposta metodológica se mostrou um sucesso, demonstrado principalmente pelo retorno dado pelos professores ainda durante a realização do curso através da aplicação dos experimentos com seus alunos.
Ou 3x de R$9,33 s/ juros
Ensino de Ciências e Matemática – Relatos de Experiências e Pesquisas Realizadas no IFCE
A presente obra, Ensino de Ciências e Matemática: Relatos de experiência e pesquisas realizadas no IFCE, é a concretização do ideal inovador manifestado pelos discentes da pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, no que concerne às questões intrinsecamente relacionadas ao ensino dessas disciplinas.
Os temas abordados nos capítulos desta obra representam uma amostra da diversidade de possibilidades de se abordar os mais distintos temas no âmbito do ensino de ciências e matemática, sob a perspectiva de docentes em formação.
Os percalços que se mostram constantes na implementação de uma educação pautada na consciência social e ambiental têm exigido dos seus protagonistas estratégias inovadoras e comprometidas com a ruptura do tradicionalismo estrutural que tem caracterizado o ensino de ciências e matemática nos mais distintos níveis da educação brasileira. É sob esta perspectiva que os conteúdos trazidos nesta obra se apresentam.
Victor Emanuel Pessoa Martins Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Ou 3x de R$23,33 s/ juros
Ensino de Ciências e pedagogia histórico-crítica: fortalecendo aproximações
A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP. Este livro reúne onze textos, que abordam temáticas e dimensões distintas do Ensino de Ciências, com ênfase no ensino de Biologia, tendo por referencial a Pedagogia Histórico-Crítica. Os textos são produções de pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa “Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais” (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Unesp Bauru). Esperamos que este material contribua para a consolidação da articulação entre o Ensino de Ciências e a Pedagogia Histórico-Crítica.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Ensino de Ciências por Investigação Propostas Teórico-Práticas a Partir de Diferentes Aportes Teóricos
A obra intitulada Ensino de Ciências por investigação: propostas teórico-práticas a partir de diferentes aportes teóricos é voltada para professores de Ciências (Biologia, Física e Química) do Ensino Médio, para licenciandos e pesquisadores da área de Ensino de Ciências. A obra apresenta os aspectos essenciais do ensino por investigação e os relaciona com as ideias de diversos referenciais teóricos empregados na área de Ensino de Ciências, como Piaget, Vygotsky, Ausubel e Bachelard, dentre outros. Em cada capítulo é apresentada uma proposta de atividade investigativa para as disciplinas de Física, Química e Biologia, desenvolvida segundo um referencial teórico diferente. Assim, a proposta do livro consiste em apresentar detalhes do ensino por investigação, que consiste em uma abordagem que traz resultados muito interessantes nos processos de ensino e aprendizagem, sempre segundo as diferentes visões de referenciais teóricos selecionados. Por fim, cabe salientar que as propostas devem ser apropriadas pelos professores, para que eles as empreguem de sua forma, adaptando a metodologia segundo os seus objetivos pedagógicos, as suas características regionais e as dos seus alunos.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Ensino de física e de matemática: múltiplos olhares sobre o ensino e a aprendizagem
A leitura da obra provocou de imediato uma reflexão serena sobre como estive posicionada como estudante durante o Ensino Médio e, o mais importante, onde e como me encontro hoje frente à importância do Ensino de Física e de Matemática. Os estudos apresentados criteriosamente nos conduzem a um oportuno comparativo
entre o ensino de Física Clássica e o ensino da Física Moderna Contemporânea, destacando a função da formação continuada de professores para o ensino de Física e de Matemática no Ensino Médio.
O zelo dos autores para com o leitor que não é da área é percebido em cada página através da linguagem palatável que caracteriza todos os conceitos apresentados na obra. Aos docentes é um incentivo para fortalecer a divulgação cientifica e a troca de experiências na educação básica e um convite para somar nessa caminhada pedagógica
pela educação. Aos demais, uma ginástica mental inspiradora que impregna a mente e o coração com aquela alegria suave que uma boa leitura proporciona. A vontade de ensinar e aprender é a tônica desta obra construída por várias mãos.
Profa. Dra. Ana Cléa Gomes de Sousa
Pedagoga do Ins6tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Sobral.
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente exerce a função
de Coordenadora Técnico-Pedagógica no IFCE campus de Sobral.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros