- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Ensino de Física Experimental com uso da modelagem matemática
Buscar uma maneira que uniformize o entendimento de um conteúdo de ciências ensinando é algo complexo, dificil de alcançar, e que tem envidado esforços de pesquisa ao longo do tempo. Como contribuição para este processo, apresentamos a proposta de ensino de Física Experimental com uso da Modelagem Matemática. Por ter caráter empírico, o ensino de Física necessita de um caminho paratelo entre a teoria e prática, mas, articulado de forma coesa para obter resultados satisfatórios. Nesse contexto, a Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino: suas etapas consistem de um conjunto de ações que visam o entendimento de problemas reais, com vista à elaboração de modelos matemáticos que os representem e os resolvam adequadamente
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
ENSINO DE QUIMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FOCO OS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM
As ESCRITA e a organização de um trabalho científico, a nível de uma
dissertação de mestrado, nos exige dedicação, comprometimento e
forças para continuar a aprender e superar dificuldades e, mesmo
no momento de angústia e descrença, encontrar inéditos viáveis para a
construção de possibilidades dentro da realidade investigada.
Dessa maneira, inicio meu agradecimento aos meus queridos ori entadores, Fábio e Hélder pela confiança, respeito, carinho e admiração ga rimpados durante nossa pequena, mas consistente convivência; no qual pre tendo levar por toda minha vida.
Este momento é oportuno para reverenciar os dez sujeitos da apren dizagem, pela disposição em participar desse projeto, pela sinceridade das
falas, pela simplicidade da alma, no qual aprendi e venho aprendendo a rein ventar meus olhares e lapidar o prazer pela escuta, buscando compreender,
respeitar e encorajar mudanças de atitudes e valores.
Paulo Freire, minha grande fonte inspiradora, receba no plano espi ritual meus sinceros agradecimentos pelo contato direto com seus escritos
que me incentivaram nesta caminhada, a vislumbrar a beleza dos olhares e
as suas percepções que me ensinaram a compreender as pessoas da Educa ção de Jovens e Adultos. Sua trajetória de vida também me ensinou que so nhar e acreditar em uma nova realidade é possível quando temos um obje tivo em comum.
E, também não poderia deixar de agradecer meus pais, Simone e
Ronaldo, por me apoiarem nesta etapa formativa conquistada, pois sempre
estão presentes ao meu lado, com comprometimento, respeito, determina ção e carinho. Amo vocês!
Agradeço enfim, a todos e todas que gostarem da leitura, e se senti rem entusiasmados/as pelo sentimento de mudança como eu estou
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Ensino de Química Novos Olhares de uma nova geração
O livro ENSINO DE QUÍMICA – Novos Olhares de uma Nova Geração apresenta uma coletânea de capítulos que discute aspectos teóricos e metodológicos sobre o Ensino de Química a partir do olhar de professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, de diversas Instituições brasileiras, de todas as regiões e da maior parte dos estados, que fazem parte de uma nova geração interessada no Ensino de Química. Buscamos, em conjunto, contemplar discussões atuais sobre o conhecimento produzido em diversas direções, quanto a dinâmica dos processos de ensino e de aprendizagem de Química, ao currículo, à formação de professores e a elaboração de materiais de ensino, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da área e na condução de novas pesquisas desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação no país.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Ensino do Conceito de Variável, O
Este livro consiste de três partes. A primeira parte é uma revisão da literatura sobre o ensino do conceito de variável e o lançamento de uma abordagem para a aprendizagem do referido conceito. A segunda parte relata os resultados de uma experiência que comprova a eficácia da nova abordagem. Finalmente, um modelo de plano de aula é apresentado na terceira parte para orientar os professores que quiserem implementar o novo método. Acredito que o texto será de grande utilidade para o professor de matemática, não somente pela apresentação da referida abordagem, mas também pelas considerações feitas sobre novos tipos de avaliação. O texto também deverá ser de grande interesse aos cientistas que trabalham na área, pois o conceito de variável é fundamental para o entendimento da álgebra e, portanto, o esforço que empreendemos no ensino desse conceito renderá grandes dividendos na compreensão posterior do aluno.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Ensino e aprendizagem de álgebra pesquisas e propostas pedagógicas
A Algebra é um dos campos da Matemática presentes na Base Nacional Comum Curricular, documento curricular que define o conjunto de aprendizagens essenciais que se espera que os alunos desenvolvam ao longo da Educação Básica. No entanto, ter um objeto do conhecimento oficializado e registrado nas orientações curriculares não explica de forma suficiente como o ensino de Álgebra vem sendo entendido e praticado em sala de aula. É nesse sentido que se apresenta este livro, Ensino e aprendizagem de Álgebra: pesquisas e propostas pedagógicas, iniciativa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) – regional Paraná. Nesta produção, são apresentados 14 capítulos, organizados levando em consideração os diferentes níveis de ensino abordados nas pesquisas: anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, incluindo a formação de professores que ensinam Matemática. Por isso, o livro destina- se a professores, alunos, futuros professores e pesquisadores interessados na temática. Dada a diversidade teórica e metodológica sobre os processos de ensino e aprendizagem da Álgebra presente nos capítulos, as propostas e discussões pro- movidas têm potencial para estimular o debate e proporcionar reflexões que contribuam com o ensino da Matemática nas escolas.
Ou 3x de R$40,00 s/ juros
Ensino Experimental de Ciências – Uma Proposta: Atividade Experimental Problematizada
apresentamos e discutimos nessa obra a caracterização de uma estratégia de ensino experimental às Ciências – de qualquer nível, seriação ou modalidade – intitulada Atividade Experimental Problematizada(AEP), a partir de uma estrutura organizacional constituída pelos eixos articuladores teóricos e momentos metodológicos. Para tanto, nos valemos de fundamentações pedagógica e epistemológica, respectivamente centralizadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na epistemologia de Thomas Kuhn, no que tange às suas bases conceituais e proposicionais capazes de sustentar a proposta AEP. Tencionamos, com isso, caracterizar um método de ensino potencialmente problematizável, em sua condução e nas reflexões que origina, em viés experimental, capaz de promover a construção de um conhecimento científico com efetiva compreensão de seus aspectos circunscritos, fundado pela processualidade da relação teoria-prática.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES
A pandemia de covid-19 alterou significativamente as relações sociais no planeta. No campo da Educação, diversas medidas sanitárias foram tomadas para evitar o contágio. Este livro reúne um conjunto de onze relatos de professores de diferentes lugares do Brasil sobre o ensino remoto no biênio 2020-2021, quando as atividades de ensino
presenciais foram interrompidas nas escolas e universidades. Os relatos tratam das experiências docentes relativas ao processo de ensinar e aprender, quando os desafios superaram o que fora imaginado. Registrar essas experiências pedagógicas, ainda que de modo inacabado, promove
um redescobrimento da profissão docente.
Uma redescoberta efetivada a partir de acertos e desacertos, pois a situação vivida naquele momento não afiançava garantia e segurança.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Ensino, avaliação e aprendizagem da matemática: da sala de aula à formação docente
Este livro é produto da parceria entre a Universidade Federal do Pará – Brasil e a Universidade de Évora – Portugal que, desde 2013, fomentado pelo apoio financeiro da CAPES-Brasil e da FCT-Portugal, iniciou atividades conjuntas por meio de projeto de pesquisa sobre a temática avaliação das aprendizagens. Atualmente essa parceria continua formalizada por termo de cooperação internacional entre as duas Universidades.
Isabel Lucena e António Borralho, organizadores desta produção, orientam pesquisas no Programa de Pós–Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará e lideram o GEMAZ – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica. Assim, as práticas letivas de professores que ensinam matemática ou sobre a formação desses são refletidas, discutidas e referenciadas em contextos diversos da multiplicidade educacional na/da Amazônia e, também, de além mar,
nas experiências de escolas de Évora sob o enfoque da
Avaliação para as Aprendizagens.
A oportunidade gerada pelo PPGECM para a divulgação de suas produções nos estimulou a organizar este livro. A ideia é intercambiar experiências e aprendizagens no que se refere a avaliação eminentemente do âmbito das salas de aulas da Educação Básica a fim de contribuir para as discussões acadêmico-científicas no âmbito da
área do Ensino, mas não só. Importa também que os textos aqui elaborados possam tocar educadores que queiram conhecer ou ampliar ideias sobre a avaliação em perspectiva do ensino-aprendizagem da matemática, seja pelas práticas experienciadas em sala de aula ou pelos contextos aos quais a articulação da avaliação com o ensino-aprendizagem esteja atrelada, seja por questões relacionadas à própria formação docente.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Entre as linhas da educação e da diferença
Este livro possui uma reunião de textos selecionados pela autora, evidenciando que a educação carrega consigo os movimentos do mundo, o que força a pensar desafios, potências vitais, que ecoam conexões outras, abertas ao imprevisto, ao escape, ao que não se controla por métodos rígidos. Um novo rosto para a Educação se faz necessário, essa é a proposta do livro, apresentando não um modelo, mas evidenciando a necessidade de modos de experimentar. Mais que um roteiro, o livro pode ser lido como um texto suto, texto provocativo, texto desvio,texto desordem.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Entre Epidemia e Imigração: um viés de investigação histórica da população do Grão-Pará
Qual a ligação entre uma epidemia que aconteceu na Amazônia e o movimento imigratório de açorianos e africanos para a região? E quais os impactos desses fluxos populacionais para a capitania do Grão-Pará? São as perguntas fundamentais que esse livro pretende responder. O presente trabalho busca analisar os anos entre 1748-1778, no Grão-Pará, a partir da história da população. Para tanto, o foco é sobre dois importantes eventos articulados entre si e com desdobramentos demográficos: epidemia e imigração. A epidemia, que será a base inicial da pesquisa, ocorreu entre os anos de 1748-1750 e atingiu prioritariamente a população indígena, o que gestou a intensificação de demandas relacionadas à oferta de mão de obra. Nesse sentido, a Coroa lusitana apostará em dois fluxos imigratórios como solução para a crise instalada: africanos e açorianos. O viés de investigação destaca a produção de múltiplas realidades demográficas internas à capitania, o que nos faz problematizar acerca da necessidade de se pensar na heterogeneidade da composição populacional da região.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Entre partículas e buracos negros – Jayme Tiomno e a implantação da Física no Brasil
Jayme Tiomno (1920-2011) foi um dos mais influentes físicos brasileiros do século 20. Dedicado à física teórica, deu importantes contribuições nos estudos sobre partículas, gravitação, cosmologia e teoria de campo, fora sua atuação em favor da educação para ciências. Em função disso, trabalhou em parceria com renomados físicos, como John Wheeler, Richard Feynman, Eugene Wigner, Chen Ning Yang, David Bohm, Murray Gell-Mann, Remo Ruffini, Abdus Salam, entre muitos outros, e foi indicado para o prêmio Nobel de fisica em 1987.
Ex-aluno da antiga Universidade do Distrito Federal, Tiomno está entre os primeiros formados em física no país, em 1942, e foi o terceiro brasileiro a obter formalmente o doutorado em física. Ele trabalhou na Universidade do Brasil (UB), na Universidade de São Paulo e na PUC-RJ, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o primeiro diretor do Instituto de Física da UnB, ajudou na formação de novos grupos de fisica, como os da UFRGS, da UFBA e da UFPA, foi diretor do Setor de Física do CNPq e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Física.
Sua trajetória pessoal e científica, junto com sua esposa e também fisica Elisa Frota-Pessoa, se confunde com o processo de formação e consolidação do campo da fisica no Brasil e com a luta por condições adequadas para a pesquisa e a formação de novos pesquisadores. Ele acompanhou a extinção da UDF por Getúlio Vargas e a interrupção do projeto da UnB pelo governo militar, foi submetido a um inquérito policial militar (IPM) na UB, aposentado compulsoriamente da USP, demitido de forma autoritária do CBPF, que havia ajudado a criar, e precisou se exilar no exterior. Tiomno também teve inúmeros colegas e amigos que precisaram fugir do país por conta das perseguições.
Tendo Jayme Tiomno como referência, este livro abarca boa parte da história da física no século 20 e da ciência no Brasil no mesmo período. São histórias de lutas, de vitórias e fracassos, de êxitos e revezes, mas como ele comentou numa de suas entrevistas, “tínhamos a convicção de que íamos chegar lá.”
Ou 3x de R$46,67 s/ juros
Entre Sólidos e Líquidos – Uma visão contemporânea e multidisciplinar – Para a formação de professores e divulgação do conhecimento
Desde crianças, aprendemos a distinguir sólidos de líquidos e também que água e óleo não se misturam. Numa linguagem acessível, este livro mostra ao leitor que existem muitos materiais que encontramos no nosso cotidiano que escapam dessa classificação. Com uma perspectiva histórica, que permite compreender a evolução dos conceitos, e buscando a unificação das chamadas ciências da natureza, o livro apresenta várias aplicações práticas. A integração da Física com a Química permite a passagem da visão macroscópica dos materiais à visão das estruturas no nível microscópico, atômico. Assim é possível explicar a existência dos cristais líquidos, bem como as propriedades da água e de vários sistemas aquosos, como alimentos, fármacos, produtos de beleza e limpeza. É visto como moléculas que possuem uma parte “polar” com grande afinidade pela água e outra parte “apolar”, com afinidade por gorduras formam espontaneamente agregados essenciais para a formação de sistemas biológicos. Nos 15 capítulos, escritos por 12 cientistas de cinco instituições de ensino superior, são apresentados conceitos básicos (estruturas, termodinâmicas, entropia e mudanças de estado) e também propriedades de cristais líquidos, membranas, espumas, emulsões, ferrofluidos e fluidos biológicos, como sangue. Dois capítulos detalham demonstrações possíveis de serem feitas no ensino médio. Conteúdo: Prefácio Apresentação Sobre os autores CAPÍTULO I – Introdução: Do modelo atômico aos materiais do cotidiano. LIA QUEIROZ DO AMARAL, IFUSP CAPÍTULO II – Determinação do número de Avogadro. HATSUMI MUKAI E PAULO RICARDO GARCIA FERNANDES, DFI/UEM CAPÍTULO III – Matéria Condensada. LIA QUEIROZ DO AMARAL, IFUSP CAPÍTULO IV – Termodinâmica, o que é possível e o que é espontâneo. THOMÁS A. S. HADDAD E ADRIANA TUFAILE, EACH – USP CAPÍTULO V – Transições de Fase. LIA QUEIROZ DO AMARAL, IFUSP, HATSUMI MUKAI, DFI/UEM, E THOMÁS A. S. HADDAD, EACH – USP
Ou 3x de R$33,00 s/ juros